Dia do Meio Ambiente

A situação que se encontro o meio ambiente é umas das grandes preocupações do último século. O Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e está localizado numa região tropical, além de possuir uma rica biodiversidade. Por toda sua geografia e biodiversidade, o Brasil é um país frequentemente preocupado com o meio ambiente, embora haja muitas coisas que devam ser mudadas, tanto da parte da população como por parte do poder público.

O nosso país possui espalhado por todo seu território uma rica vegetação formada por florestas úmidas, matas, cerrados, manguezais, rios, praias e formações rochosas e uma diversificada fauna com várias espécies em extinção.  A floresta amazônica, conhecida mundialmente como “pulmão do mundo”, se encontra sob ameaça constante dos desmatamentos e das queimadas. Nosso país precisa urgentemente pensar e tomar atitudes emergenciais para proibir estas atitudes, pois além de acabar com o maior patrimônio nacional, que é o meio ambiente, estão causando a destruição do próprio ser humano.

Infelizmente, grande parte da população não tem o costume de tratar corretamente o meio ambiente e isto se volta diretamente à própria população, ocasionando muitas tragédias. Um exemplo disso são as enchentes que ocorrem em todo país e causam anualmente a morte de centenas de pessoas. Estas enchentes acontecem por descuido com o meio ambiente por parte da população, que ao colocarem lixo nas ruas, faz com que obstrua as galerias pluviais.

A lei de número 9.795, dispõe a educação ambiental, instituindo uma política de preservação do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável, a adoção de práticas sustentáveis, é extremamente  necessário, mas acima de tudo é preciso que a população brasileira tenha uma maior preocupação e respeito com  o meio ambiente.

 

Ajude a preservar o meio ambiente com atitudes simples

1. Não deixe cortarem ou podarem árvores sem a autorização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da sua cidade. A poda drástica é proibida!

2. Nunca jogue lixo no chão! Caso não encontre uma lixeira próxima, guarde-o com você até encontrar o local adequado para descartá-lo.

3. Recicle e reaproveite tudo aquilo que for possível.

4. Ande mais a pé e de bicicleta.

5. Não desperdice água. Feche torneiras, cheque se não há vazamentos na casa e "não confunda mangueira com vassoura".

6. Reduza o consumo de energia elétrica. Ao sair de um cômodo, sempre apague as luzes.

7. Cheque se o seu bairro possui coleta seletiva. Separe o material e só coloque na rua no dia da coleta.

8. Não maltrate animais domésticos ou silvestres.

9. Ensine os mais novos a amar e a respeitar a natureza

 

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229