Lutando pela integridade da criação

Há algumas décadas não havia tanta ênfase a conscientização ambiental no Brasil. As pessoas tinham uma consciência bastante primitiva em relação à questão ambiental. Hoje, o quadro tem mudado, percebemos que muitas pessoas preocupa m-se mais com o meio ambiente. Quando uma árvore é cortada, um rio é poluído, já existem queixas, algo que não acontecia no passado, e isso é positivo.

Somente através da preservação do meio ambiente conseguimos ter uma oportunidade de estabilizar os problemas que temos com relação à degradação de nosso planeta.

Devemos apoiar a todos que buscam meios para cuidar e manter o planeta saudável e seguro. Devemos partilhar ideias, debater perspectivas, ajudar a apontar caminhos, participar da comunidade e compreender a trajetória do meio, das relações e dos processos, para que haja o fortalecimento das redes que defendem o meio ambiente. Cuidar do bem comum é olhar para as menores coisas presentes no planeta, em nossa volta e valorizar, sabendo que "um crime contra a natureza, é u mcrime contra nós mesmos.

Como posso contribuir para manter a integridade do planeta?

Ajudar a manter a integridade do planeta não é tão difícil quanto pensamos, difícil é reverter os danos, causadas pelo descuido. Segue uma lista de itens que você pode seguir:

  • Motive as pessoas ao seu redor para a conscientização sobre a proteção e preservação do meio ambiente, incentivando-as a certas práticas, tais como: não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar alimentos e plantar árvores.
  • Usar sustentavelmente os recursos naturais, buscando produtos ecologicamente corretos, minimizando poluição e práticas predatórias, de modo a não comprometer a vida das gerações futuras. 
  • Há diversas organizações religiosas e sociais que  preocupam e lutam pela integridade da criação, procure uma próxima de você e faça parte das reuniões.
  • Entre no site https://www.guiademidia.com.br/ongs/meio-ambiente.htm e escolha uma ONG para ajudar, seja com doações ou trabalho voluntário.

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229