Cartilha para os Xerentes

A aldeia Recanto Krite do povo indígena Alkê Xerente, localizada nas reservas do município de Tocantínia, a 70 km de Palmas, recebeu em suas escolas no mês de agosto de 2016, a 2ª edição da “Cartilha Xerente”. O que antes era uma apostila simples, feita em cópias preto em branco com desenhos a mão, hoje se transformou em um belo livro colorido com ilustrações próprias.

O material novo trouxe um ar de entusiasmo aos alunos e professores, que ficaram muito felizes em receber o novo livro para aprender. A Cartilha, que é feita na língua mãe Akwê Xerente, é usada para a alfabetização da tribo com o objetivo de manter viva suas origens e história.

A irmã Sílvia Tekla Wewering, que vive na comunidade das Missionárias Servas do Espírito Santo em Palmas – TO, esteve a frente deste trabalho em parceria com a REDES e se sente muito satisfeita e feliz pelo desenvolvimento deste trabalho.

O processo da distribuição das cartilhas Xerentes nas escolas durou em torno de 2 a 3 meses. Foram alcançadas 33 escolas, mais de 50 professores/professoras, com mais de 1000 alunos. A entrega foi acompanhada por uma orientação pedagógica em cada local.

“A aceitação das novas cartilhas, por parte de todos nas diversas Aldeias, não poderia ter sido melhor, acima do esperado. Em cada aldeia tivemos uma acolhida sincera e conversa amiga. Toda a comunidade Xerente, portanto, agradece à REDES e a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo pela valiosa colaboração à “causa indígena”. Todos sabemos da importância em conservar a própria língua, que constitui a base na vida cultural religiosa de um povo e é indispensável para continuar a viver sua identidade como pessoa e como povo.” – declarou Irmã Sílvia.

Ao final do trabalho, os professores/professoras das escolas Xerentes escreveram uma carta em agradecimento:

“A Deus, nosso Pai Grande que chamamos de Waptokwazawre e a todos os que colaboraram na correção dessa cartilha do nosso povo Akwê Xerente.

E a chegada de nossas cartilhas e alfabetização em Xerente, para concretizar de saberes no nosso povo Akwê Xerente, principalmente as nossas crianças para que eles possam aprender a ler e escrever a escrito na nossa língua materna.

Nós, professores indígenas, da correção da nossa cartilha do povo Akwê Xerente, Manoel Sirnãrê, Armando Sópre, Genail, Nelson Prase, é que estamos levando as cartilhas para cada as escolas indígenas do povo Akwê Xerente, juntamente com a Sílvia Thêkla Wewering Sibakadi.

Quero Agradecer a Deus, Pai Grande, que chamamos de Waptokwazawre, a todos que colaboraram como na correção e na parte das pinturas dos desenhos e na gráfica.

Para a REDES, quero agradecer também a Deus, Pai Grande, que chamamos de Waptokwazawre, que ajudou a parte da correção da artilha do povo Akwê Xerente.

Obrigado!” - Manoel Sirnãrê

 

Fotos da Cartilha

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229