Comunicado da Rede de Educação

Comunicado Rede de Educação

 

Querida família,

 

Vivemos uma época desafiadora, que nos inspira cuidados. Mas é também tempo que nos chama a ser presença de esperança. Estamos seguindo as orientações dos órgãos responsáveis quanto à suspensão das aulas, pensando sempre no bem-estar e segurança de toda a nossa comunidade educativa. É um momento de nos perguntarmos: estamos na frequência do pânico ou do amor? Seguimos com fé por dias melhores.

 

Nosso tema transversal de 2020, “#EscolaViva: vê, sente e cuida”, assim como a Campanha da Fraternidade deste ano, nos convidam a refletir sobre o significado mais profundo da vida. O Papa Francisco, em mensagem aos brasileiros na abertura da Campanha da Fraternidade, disse que  “o tema trata justamente do valor da vida e da nossa responsabilidade de cuidá-la em todas as suas instâncias, pois a vida é dom e compromisso; é presente amoroso de Deus, que devemos continuamente cuidar”. Esta mensagem faz muito sentido e se conecta com a fase que vivemos. 

 

Estamos conscientes que este é um período de reclusão. Sabemos o quanto é difícil o isolamento social, mas essa é a única medida eficaz de conter a contaminação do vírus. Fazemos esse apelo: por favor, fiquem em casa.

 

Somos chamados hoje a crescer na solidariedade e ajudar os outros. Pequenos gestos podem impactar muito na vida do próximo. Não vamos estocar itens vendidos em supermercados. Ao fazer isso, contribuímos para desabastecer os comércios e consequentemente para que outras famílias não tenham acesso a produtos necessários no dia-a-dia. 

 

Os nossos avós e pais são pessoas queridas que temos. Neste tempo, vamos tomar todas as precauções necessárias. Vamos cuidar, mas seguindo as orientações que estamos recebendo, mesmo que a falta de contato direto seja difícil para nós. Isto vale também para as pessoas que tenham alguma doença pré-existente. Vai chegar o momento de podermos abraçá-los com todo afeto. Tenham fé!

 

As fake news, sempre tão prejudiciais, são ainda mais críticas agora. Muitas delas causam mais pânico à população. Antes de compartilhar qualquer informação, confira a fonte.

 

Dentre os vários desafios que surgem, temos a tranquilidade de saber que os colégios da nossa Rede de Educação têm uma plataforma digital educacional em pleno funcionamento e já inserida na rotina dos educadores e estudantes, que estão totalmente preparados para a utilizarem. Isso facilitará muito o contato constante entre a escola e os alunos durante este período de quarentena.

 

É tempo de crescermos na fé, na esperança e na solidariedade. Para viver bem este período, precisamos ficar em casa, cuidando uns dos outros, especialmente dos mais idosos. Juntos teremos mais força para viver este grande desafio.

 

Cordialmente, 

 

Ir. Maria de Fátima Marques, SSpS.

Diretora presidente da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo

 

Ir. Maria Percíla Vieira

Coordenadora provincial Brasil Norte

 

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700