Colégio Sagrado Coração de Jesus - Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicomotor, psicológico, afetivo, cognitivo, social e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade. Adotamos como referencial a Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil - BNCC, que define os princípios éticos, estéticos e políticos que orientam o Projeto Político Pedagógico do segmento.

A fim de organizar os conteúdos na Educação Infantil, são consideradas as particularidades da faixa etária compreendida entre zero e seis anos e suas formas específicas de aprender, alinhadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento descritos na BNCC. Os processos de socialização e de incentivo à autonomia das crianças propiciam as aprendizagens consideradas essenciais para a construção da identidade. Esses processos também colaboram para a elaboração de conhecimentos assimilados por meio de diferentes linguagens em espaços múltiplos e contextualizados.

 

A Educação Infantil organiza-se em regime seriado, considerando as características específicas de cada faixa etária. Em cada série, a seleção e a organização dos conteúdos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem, que considera os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças.

 

Estruturada com esses princípios, a prática pedagógica se dá pelo desenvolvimento de projetos científicos, artísticos, literários, com ricas atividades em todas as áreas do conhecimento. A criança é ativa em todo o processo de seu desenvolvimento. As famílias acompanham as atividades realizadas por seu/sua filho(a) em apresentações teatrais, exposições, contação de histórias e trabalhos de campo, que vão além da sala de aula.

 

Os pais têm um contato direto com a coordenação pedagógica e com os professores, participam de reuniões pedagógicas coletivas e de atendimentos individuais e recebem, semestralmente, um relatório individual sobre o desenvolvimento da criança em seus vários aspectos: afetivo, social, cognitivo. Disso resulta um processo que visa à constante participação da família em parceria com a escola. Essa parceria é de suma importância nessa fase em que a criança passa de indivíduo dependente para indivíduo autônomo.

 

Educação Infantil

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550