Colégio Sagrado Coração de Jesus - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Os Colégios da Rede Missionária  educam de acordo com os princípios da formação humanística, cristã e missionária, com foco no desenvolvimento dos valores, da moral e da ética, visando à transformação da realidade social.
 
Alinhado a esses princípios, o Ensino Fundamental – anos iniciais busca a formação integral do educando.  Por meio do desenvolvimento do pensamento, raciocínio, da comunicação e do incentivo à criatividade, nossa ação educativa tem foco nas quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. As estruturas lógico-matemáticas são abordadas em situações nas quais o aluno aprende a ler gráficos, fazer estimativas e cálculos. Diante da enorme relevância da ciência e da tecnologia, desde essa fase, implementamos o ensino investigativo, integrando os conhecimentos de ciências naturais e suas tecnologias. Sendo assim, a autonomia intelectual e moral do aluno é construída gradativamente.
 
Para a construção dessa autonomia já no Fundamental anos iniciais, habilidades precisam ser desenvolvidas e valores precisam ser consolidados. Nessa fase, o aluno passa por um período de transformações e adquire novas competências cognitivas e novas formas de atuação social.
 
A educação no Sagrado ocorre de forma contextualizada e interdisciplinar e o professor é mediador desse processo, atuando com firmeza, mas também com proximidade. Cada ser humano é único e precisa aprender a viver sua singularidade em situações de grupo. Isso traz responsabilidade e afeto entre os participantes do processo educativo. O ambiente busca despertar o interesse e a motivação do educando, de forma atraente e funcional. A união desses fatores é terreno fértil para o desenvolvimento do autoconhecimento e da vontade de aprender e, consequentemente, tornar-se um cidadão responsável consigo mesmo e com o mundo.
 

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550