Educação Infantil

    A Educação Infantil marca o início do processo educacional. Através de atividades que despertam a curiosidade e levam à exploração, descobertas e experimentações, a escola se torna um espaço de socialização capaz de desenvolver aspectos físico, motor, cognitivo, social, espiritual e emocional.

    Nesta fase, é de fundamental importância a exposição da criança a vivências nas quais ela possa desenvolver sua socialização, a partir do autoconhecimento e do conhecimento do “outro”. As propostas trabalhadas no Coração de Maria contribuem para despertar o interesse da criança em diversas situações fundamentais para o seu desenvolvimento, oferecendo a oportunidade de expressar sua criatividade, senso crítico e o desejo de viver novas experiências. Assim, nossos estudantes da Educação Infantil se tornam cada vez mais confiantes para viver novos desafios. 

 

NOSSOS VALORES

    Educar para a cidadania global, para sustentabilidade, para o diálogo intercultural e para a paz entendida como respeito aos direitos humanos, promovemos atitudes que coloquem em prática os valores mais essenciais da humanidade: justiça, igualdade, liberdade, aceitação das diferenças, solidariedade, responsabilidade, cooperação e tolerância.

    O Coração de Maria tem sua educação baseada no compromisso de uma excelência pedagógica, despertando o pensamento crítico, baseado numa formação humana e cristã.

    Tendo em vista que o Colégio faz parte da Rede Missionárias Servas do Espírito Santo, fazemos acontecer todos os dias uma educação missionária, que acolhe, respeita e valoriza as diferenças, aberta aos desafios do mundo e das pessoas.

 

NOSSA METODOLOGIA

    Na Educação Infantil desenvolvemos a criança como um ser pensante e social com capacidade afetiva, emocional e cognitiva. Através das interações e formas de se comunicar, elas se sentem mais seguras para se expressar e passam a aprender por meio das trocas sociais com diferentes crianças e adultos, cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.

     O nosso estudante recebe estímulos das educadoras para desenvolver suas habilidades e, assim, constroem, de forma individual e coletiva, o conhecimento. A metodologia aplicada em sala de aula se estende em ambientes externos, e para além dos muros da escola, pois, no Colégio Imaculado Coração de Maria, o aluno é entendido como um ser ativo que contribui para a sua aprendizagem e pode atuar a partir do que aprende dentro e fora da escola.

   Para desenvolver tais habilidades, a prática pedagógica tem como referência a Base Nacional Comum. A BNCC busca o direito e a garantia do ensino a partir dos cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil. Eles indicam quais são as experiências e objetivos que a criança de 0 a 5 anos de idade precisa para desenvolver habilidades, atitudes, afetos e valores fundamentais nessa faixa etária.

   Os Campos de Experiências trabalhados na escola são:

  • Eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

    As propostas são elaboradas pelas educadoras e se dão por meio de projetos pedagógicos, científicos, artísticos e literários, com ricas atividades em todas as áreas do conhecimento.

 

ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA

    A língua inglesa na Educação Infantil é oferecida a partir do maternal II e desempenha um papel fundamental na formação das crianças. A aprendizagem de uma segunda língua em fase precoce influencia no desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas essenciais, uma vez que as crianças nessa faixa etária são muito receptivas a novos sons e padrões linguísticos. 

     A língua inglesa na educação infantil também prepara as crianças para o futuro, visto que a proficiência em inglês é uma habilidade cada vez mais valorizada globalmente.  

     Para além do conhecimento linguístico, as crianças têm acesso a novos saberes culturais e sociais. Por isso, consideramos que o estudo desempenha um papel crucial para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios duradouros.

 

PROCESSO EDUCACIONAL

    O processo ensino–aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, lúdica, interdisciplinar, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas.

    O Coração de Maria concebe o processo educacional através de uma formação humanística e cristã voltada para a reflexão dos valores, da moral e da ética, a partir da realidade social do mundo. Temos como princípio a formação integral do aluno que conclui sua base educacional formando-se num cidadão pensante e atuante que irá contribuir para um mundo melhor.

 

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131