Educação Infantil

      A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicomotor, psicológico, afetivo, cognitivo, social e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade. Adotamos como referencial a base nacional curricular comum para a Educação Infantil, que define os princípios éticos, estéticos e políticos, que orientam o Projeto Político Pedagógico do segmento.

      A fim de organizar os conteúdos na Educação Infantil, são consideradas as particularidades da faixa etária compreendida entre zero e seis anos e suas formas específicas de aprender. Para que o desenvolvimento educacional ocorra, múltiplos espaços são necessários. Os processos de socialização e de incentivo à autonomia das crianças propiciam as aprendizagens consideradas essenciais para a construção da identidade. Esses processos também colaboram para a elaboração de conhecimentos assimilados por meio de diferentes linguagens.

      São definidos, portanto para cada série, objetivos e conteúdos em relação aos:

  • campos de experiência em Linguagens,
  • campos de experiência em Matemática,
  • campos de experiências em Ciências da Natureza,
  • campos de experiências em Ciências Humanas (conhecimento de mundo).

      A Educação Infantil organiza-se em regime seriado, considerando as características especificas de cada faixa etária. Em cada série, a seleção e a organização dos conteúdos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem, que leva em consideração os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças.

      Alinhada com esses princípios, a pratica pedagógica se dá pelo desenvolvimento de projetos científicos, artísticos, literários, com ricas atividades em todas as áreas do conhecimento. A criança é ativa em todo o processo de seu desenvolvimento. As famílias acompanham as atividades realizadas pelos alunos, em apresentações teatrais, exposições, contação de histórias e trabalhos de campo, que vão além da sala de aula.

      Os pais recebem trimestralmente um relatório individual sobre o desenvolvimento da criança em seus vários aspectos: afetivo, social, cognitivo. Disso resulta um processo que visa à constante participação da família em parceria com a escola. Essa parceria é de suma importância nessa fase em que a criança passa de indivíduo dependente para indivíduo autônomo.

 

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