I Seminário de Introdução à Pesquisa Acadêmica e lançamento da Revista RACES

No dia 12 de setembro, foi lançada a RACES - Revista Acadêmica do Colégio Espírito Santo – um periódico anual com publicações de ar­tigos científicos originais de ex-alunos que passaram pelo processo de pesquisa monográfica na 3ª série do Ensino Médio.

Com esse olhar para a produção científica “pós Ensino Médio”, o Colégio, com o lançamento da RACES e realização do I Seminário de Introdução à Pesquisa Acadêmica, tem primordialmente dois objetivos: re­acender a chama da pesquisa em seus ex-alunos, que se encontram no Ensino Superior, e incentivar aqueles que cursam o Ensino Médio, levando-os à percepção de que os pesquisadores que publicaram na revista iniciaram o percur­so acadêmico no mesmo lugar em que eles, estudantes da Educação Básica, ora se encontram.

Durante o evento, contamos com participações de pessoas muito especiais, como Ricardo Pasin Caparrós, coordenador do Programa da Academia de Ciência do Instituto Fernand Braudel, um espaço privilegiado para educação científica, que tratou sobre a importância da pesquisa. Normam Gall, jornalista, diretor e fundador do Instituto Fernand Braudel e Catalina Pagés, psicanalista, filósofa e idealizadora do projeto “Círculos de leitura”, patronos da revista que, assim como todos que ali estavam, acreditam que a educação seja um meio de transformação social. 

Para abrilhantar ainda mais esse dia, a orquestra “Sons da Educação”, um projeto da Prefeitura de Poá, desenvolvido através da Secretaria Municipal da Educação, regida pelo maestro Alessandro Lamattina Júnior, tocou o Hino Nacional e a música tema do filme “Piratas do Caribe”.

Porém, a participação dos alunos, autores dos artigos, no colóquio realizado na Biblioteca do Colégio merece destaque. No segundo momento do evento, cada estudante teve a oportunidade de falar sobre o seu artigo e de deixar claro o quanto a pesquisa transforma. Era nítido perceber o crescimento desses alunos, não só no âmbito acadêmico, mas também pessoal.

Dessa forma, temos a certeza de que estamos contribuindo para a formação de um país melhor.

I Seminário de Introdução à Pesquisa Acadêmica e lançamento da Revista RACES

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000