Semana do meio ambiente na biblioteca

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.”

 Papa Francisco, encíclica Laudato si”

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, a Biblioteca convidou o professor e autor Fernando Carraro promoveu uma excelente reflexão e conversou com as turmas dos 4ºs anos sobre Preservação Ambiental.

Além de falar sobre seu mais novo livro: “Terra, nossa casa!: saneamento básico, direito de todos”, o autor abordou outros assuntos referentes ao tema, além de discorrer também sobre a Campanha da Fraternidade/2016, cujo o tema é: “Casa comum, nossa responsabilidade”. O bate-papo foi muito agradável, as crianças interagiram fazendo perguntas que foram respondidas com muito carisma e propriedade pelo autor.

Após o bate-papo, Fernando distribuiu autógrafos e carinhosamente se despediu, abraçando cada criança, e deixando-nos a certeza de que juntos somos capazes de transformar o meio em que vivemos através de boas ações.

Neste clima de transformação e conscientização sobre as questões ambientais, as turmas dos 4ºs anos voltaram à Biblioteca, no último dia de entrega de livros, e deixaram registrado, em folhas de EVA, frases de incentivo a conservação do meio ambiente. As frases foram colocadas por eles ao pé de uma árvore simbólica no cantinho de leitura.

Dando continuidade a essas ações, com pequenos, mas significativos atos, a Biblioteca distribuiu aos estudantes de todos os segmentos sementes de girassóis para plantio, num gesto simbólico, porém grandioso na intenção de despertar em cada um o desejo de contribuir para um futuro melhor, no qual “a nossa casa comum” seja protegida e preservada.

Agradecemos ao querido amigo e autor, Fernando Carraro, por ter aceitado nosso convite e realizado esse agradável e delicioso bate-papo com nossas crianças.

À Editora FTD e seus divulgadores, os nossos sinceros agradecimentos, por terem nos proporcionado esse encontro magnífico com o autor e à Empresa Jequitibá Brasil – Contabilidade, pelo envio das sementes de girassóis.

 

“Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje”.

Provérbio Chinês.

            Aprenda a cultivar um girassol

 

1.  Utilize terra de qualidade (substrato);

2.  Plante a semente até 5 cm na terra;

3.  Mantenha a terra sempre molhada;

4.  Mantenha o vaso em lugar iluminado (luz solar);

5.  De uma a duas semanas é o período de germinação.

 

Quer conhecer mais informações sobre o girassol? Leia o texto a seguir.

Como cultivar: girassol

A nobreza do girassol está presente até em seu nome científico Helianthus annus, em que Helianthussignifica “flor do sol”. Além de bela e chamativa, qualidades que a tornam uma excelente planta ornamental, essa flor é muito útil e é possível aproveitar todas as suas partes.

Descrição

Girassóis têm muitos usos, como para a produção de bio-diesel e óleo de cozinha. Mas o melhor uso de um girassol é colocá-lo para alegrar o seu jardim durante os meses mais ensolarados do ano, ou mesmo para alegrar a estufa ou uma marquise em qualquer época do ano.

São plantas anuais que produzem flores amarelas grandes ou pequenas no verão. Eles são muito populares por causa da beleza e porque são fáceis de cultivar. 

Apesar de seu principal cultivo ser comercial, podem ser usadas muito bem como planta ornamental graças às suas flores grandes e chamativas, que atraem diversos tipos de insetos benéficos para o jardim.

 


Época de floração do girassol


Originário da América do Norte, o girassol se reproduz por meio de sementes e é uma planta resistente e robusta, cujas flores surgem na primavera e no verão, porém podem aparecer o ano todo, sobretudo, sob temperaturas entre 18 e 30°C.

Época de plantio do girassol

Todo o ano, mas a floração será mais rápida se as sementes forem plantadas durante a primavera e o verão. É uma atividade divertida para adultos e crianças, pois você pode plantá-las com o mínimo de tempo e preparo.

 

Requerimento de luz do girassol

Sol. Os girassóis são plantas extremamente fáceis de se plantar e adaptáveis a praticamente qualquer Tipo de clima contanto que recebam pelo menos 6 horas diárias de luz solar direta.

Clima para cultivo do girassol

A temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5°C, sendo melhor que não fique abaixo de 10°C. O Girassol também cresce bem com temperaturas elevadas, podendo tolerar até mesmo temperaturas próximas a 40°C. No entanto, ventos fortes e tempestades podem causar danos as plantas, diminuindo a produtividade.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes no início do plantio.

Dependendo da região e do tamanho da plantação, pode ser necessário colocar alguma proteção contra as aves, pois estas podem se alimentar das sementes e diminuir ou mesmo arruinar a colheita.

Do mesmo modo que para muitas outras culturas agrícolas, não é aconselhado plantar o girassol consecutivamente no mesmo local, devido a maior probabilidade de surgirem problemas com doenças quando o plantio é feito seguidamente na mesma área.

Como plantar sementes de girassol


Na região Sul ou locais com geada não é recomendável o plantio no inverno.

No restante do país podem ser plantadas em qualquer época do ano, porém a floração é muito mais rápida na primavera e verão.

Os girassóis não requerem nenhum cuidado especial no plantio e as sementes podem ser enterradas diretamente no local definitivo. Enterre apenas uma semente por cova respeitando o espaço de pelo menos 30 cm entre elas.

Mantenha o solo úmido até o aparecimento das primeiras folhas e depois disso molhe apenas quando o solo estiver seco ao toque.

 

 

Proteja as plantas das pragas

Pássaros, esquilos e caracóis adoram sementes de girassol e podem cavá-las mesmo antes dos brotos emergirem. Cubra o chão com uma rede, para dificultar isso sem bloquear os brotos. Coloque iscas ou repelentes para caracóis em um círculo, para formar uma barreira em torno da área plantada. 

Caso houver cervos na sua região, cerque as plantas com tela de galinheiro assim que começarem a surgir as folhas, ou proteja o jardim com uma cerca com pelo menos dois metros de altura.

Armazenamento de sementes

Outra forma de aproveitar o girassol é preservar suas sementes, que podem ser utilizadas em pratos culinários, como saladas e torradas, e para a alimentação de pássaros. 

A conservação é simples. É preciso deixar as flores secarem até que sua parte de trás fique amarelada e as sementes comecem a escurecer. 

Depois, corte as cabeças e pendure-as viradas para baixo num local seco e quente. As sementes começarão a cair. Desse modo, coloque embaixo dos girassóis um balde ou um saco para colhê-las.

 Após algumas semanas, pegue as sementes e deixe-as secando por um ou dois dias. Finalmente, guarde-as em um recipiente bem fechado e num local fresco e escuro.

 

Flores cortadas

Para quem prefere cortar os girassóis e usá-los na decoração, existem técnicas simples que os conservam por mais tempo. 

Depois de colher as flores, misture num recipiente um pouco de conservante floral e água morna. 

Após isso, corte os pedúnculos na altura que desejar e tire todas as folhas. Em seguida, organize os girassóis na água, que deve ser trocada quando estiver turva.

Irrigação do girassol

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

Adubação do girassol

Fertilize com moderação ou nem sequer faça isso. Se estiver cultivando girassóis por diversão, a fertilização não é recomendada, pois eles crescem bem sem isso e podem sofrer se forem fertilizados em excesso. 

Se estiver tentando cultivar girassóis bem altos, ou estiver cultivando-os para colheita, dilua o fertilizante em água e despeje-o em um “fosso” em torno da planta, bem afastado da base.

Fertilizantes balanceados ou ricos em nitrogênio são provavelmente as melhores opções.

Outra opção é uma aplicação única de um fertilizante de liberação lenta misturado no solo.

 

Pode do girassol (opcional)

Assim que os girassóis tiverem cerca de 7,5 cm de altura, tire os menores e mais fracos, até o restante ficar pelo menos 30 cm afastado. Isso dará aos girassóis maiores e mais saudáveis mais espaço e nutrientes, resultando em caules mais altos e flores maiores.

 

Fonte:<https://jardimdaterra.blogspot.com.br/2015/10/como-cultivar-girassol.html>. Acesso em 01 jul. 2016.

Bate-papo com o autor Fernando Carraro

Distribuindo as sementes de girassol

Atividade da Semana do Meio Ambiente

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000