Páscoa

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente. Em 2017, o Domingo de Páscoa será em 16 de abril.

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada.

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa o – período conhecido como Quaresma – os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias).

Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos que caracterizam essa celebração e que são reconhecidos no mundo todo, tais como: cruz da ressurreição, cordeiro, pão e vinho, círio pascal, coelho da Páscoa, ovos de Páscoa feitos de chocolate.

 

Texto copiado do site Calendarr Brasil. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/pascoa/>. Acesso em: 10 abr. 2017. 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000