Uso de tablets e Smartphones por crianças

Tem sido cada vez mais comum crianças usarem tablets e smartphones desde a primeira infância. Com o aumento da demanda, empresas que fabricam produtos para bebês incluíram cases para esses dispositivos em diversos brinquedos. Em consultórios e restaurantes, as crianças não ficam inquietas mais, pois são "hipnotizadas" pelos eletrônicos.

Mas até que ponto esses dispositivos podem ser usados por crianças? A partir de que idade podem ser usados? É nocivo para o desenvolvimento das crianças?

Os devices podem atrapalhar sim, quando usados por longos períodos e sem o acompanhamento de um adulto. O conteúdo deve ser adequado para a idade e, de preferência, com finalidade pedagógica. O uso de aparelhos com muita frequência para acalmar crianças agitadas pode condicioná-las a fazer bagunça para que sejam premiadas com joguinhos. Ainda, mal usados, os dispositivos eletrônicos podem viciar, isolar e deixar as crianças sedentárias. A internet sem o monitoramento de um adulto pode ser um ambiente muito perigoso na infância.

As crianças precisam brincar ao ar livre, correr, imaginar, criar, exercitar e conviver com outras crianças e cabe a nós, adultos, propiciar situações para que isso aconteça.

Por outro lado, o uso planejado de tablets e smartphones pode ajudar muito no desenvolvimento e na educação das crianças. Existem milhares de aplicativos que podem contribuir para a atividade educacional de forma divertida. Usando de forma racional, a tecnologia permite personalizar o ensino, desenvolver o raciocínio, facilitar o aprendizado, aumentar a concentração, incluir alunos com necessidades especiais e muito mais.

Quando se tem professores preparados para o uso de novas tecnologias, a escola é um ótimo lugar para o uso de tablets e smartphones, pois os horários são claramente definidos, todo trabalho tem um objetivo voltado para o aprendizado e o conteúdo acessado passa pelo crivo de especialistas em educação.

 

Slides da Palestra, disponível em: 

https://docs.google.com/presentation/d/1ckN1Cg86EYJCMT7h5oRKXF5QsnIQsVIAhX_h35z8JUo/edit#slide=id.p

 

Marcelo de Freitas Lopes

Diretor de Tecnologia Educacional da Foreducation EdTech 

Colégio Espírito Santo - 2020 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000