Oitenta anos de Colégio Espírito Santo

Conheça um pouco mais sobre a história do nosso Colégio!  

Uma instituição atenta às demandas de seu tempo *

O ano era de 1938, atendendo às necessidades dos operários que não tinham onde deixar seus filhos quando saíam para o trabalho, o Colégio Espírito Santo nascia com o grande desafio de deixar para trás a educação 1.0, a qual, com suas escolas paroquiais, ofereciam o ensino fundamentado nas escrituras, no trabalho voltado para a agricultura em que pais e filhos aprendiam as mesmas técnicas para as mesmas finalidades com o mesmo método.

Naquela sociedade industrializada que então surgia, a tarefa das irmãs fora revolucionária. Perceberam que precisavam preparar as crianças que recebiam para contribuir com o desenvolvimento social, tornando-as aptas a atuar naquela época voltada para a era da indústria, mais do que da agricultura. Para isso, trabalhavam duro a fim de que seus alunos seguissem os preceitos cristãos e conseguissem se adequar ao novo mercado de trabalho que então se configurava. As tarefas de fixação, o trabalho individual com alunos dispostos em classes, com hora e tempo determinado para cada etapa de aprendizagem, estavam de acordo com a proposta da educação 2.0, que tinha como preceito o treinamento e a aprendizagem fundamentada na informação.

Grandes homens e mulheres se formaram, graças à obstinação daquelas Irmãs e da percepção atenta que tinham acerca das necessidades sociais.

80 anos se passaram e a sociedade atual faz novas exigências. A educação baseada na produção industrial já não supre às necessidades do mundo em que ora vivemos e, consequentemente, as propostas, metodologias e recursos educacionais se modificam com a finalidade de atender a essa nova configuração social. Mais uma vez, o Colégio Espírito Santo, atento às demandas da sociedade em geral e de sua comunidade em particular, investe no novo paradigma da educação, 4.0, que se relaciona à revolução tecnológica e promove a aprendizagem por meio de projetos, vivências e experimentação.

O Colégio Espírito Santo acredita na educação dentro e fora da sala de aula, por isso, promove aulas em locais de aprendizado formais e informais, por meio de eixos temáticos que relacionam cultura e sociedade, investindo no desenvolvimento de alunos engajados, conscientes de que o aprendizado é um processo contínuo.

Por outro lado, nosso Espiritão, ainda que por meios diferentes, conectados com o mundo, valendo-se das TICs, colocando os alunos como os protagonistas de seu conhecimento, conserva e alimenta a sementinha da fraternidade, plantada pelas Irmãs há 80 anos. Buscamos a conexão com o desenvolvimento científico sem esquecer que sua motivação maior é o bem- estar social.

* Texto adaptado, publicado na Revista Gênesis do 2º semestre de 2014, de autoria da Professora Márcia Azevedo Coelho.

 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000