Você sabia?

Considerado uma das festas populares mais animadas, o Carnaval, que se tornou um elemento da cultura nacional, tem sua origem na Antiguidade.

Segundo a etimologia da palavra, Carnaval vem do latim (carnem leváre) cujo significado, de acordo com o dicionário Houaiss, é abstenção de carne, costume realizado por muitas pessoas durante o período da quaresma.  

A história do Carnaval, no Brasil, iniciou-se no período colonial. O entrudo, de origem portuguesa e praticado pelos escravos, foi uma das primeiras manifestações carnavalescas.

Para quem pensa que os bloquinhos de carnaval são atuais, engana-se, pois surgiram no século XIX e eram conhecidos, também, como cordões. Segundo Nelson da Nóbrega Fernandes (2001), em sua obra  Escolas de samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados, entre a principal característica dos cordões estava o fato de serem formados por grupos de foliões mascarados, conduzidos por um mestre obedecendo a um apito de comando. O nome “cordão” deriva de um grupo de pessoas que andavam em fila.

E você, conhece alguma curiosidade sobre o Carnaval?

 
 
 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000