Círculo de Leitura

Todos sabemos da contribuição que a literatura proporciona às pessoas de modo geral e, em particular, aos jovens, no que concerne ao desenvolvimento de sua identidade, das competências interpessoais e procedimentais.

Acreditando nesse poder de transformação do texto literário, o Colégio Espírito Santo promove Círculos de Leitura para alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos.

Nesses encontros, os estudantes têm a oportunidade de ler, debater, refletir sobre as possibilidades interpretativas, dialogar com os amigos e criar a sua própria interpretação do mundo a partir do texto literário lido pelo grupo. 

A fim de promover o último Círculo de Leitura, do ano de 2019, em um ambiente temático e diferenciado, ele aconteceu na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Além de realizarmos a leitura de uma história, os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com o acervo da Biblioteca e conhecer um pouco de sua história. 

 

           «Os clássicos não necessariamente nos ensinam algo que não sabíamos; às vezes, descobrimos nele algo que sempre soubéramos, mas desconhecíamos que ele dissera primeiro. Esta é uma surpresa que dá muita satisfação, como sempre dá a descoberta de uma origem, de uma relação, de uma pertinência. Com isso, poderíamos definir que os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir, quando são lidos de fatos, mais se revelam nobres, inesperados, inéditos.»

Ítalo Calvino

 

Círculos de Leitura

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000