Equipe Missionária

A escola pode ser compreendida como um espaço de relações que busca cuidar da vida para que a comunidade educativa as cultive de forma profunda, assumindo-se como construtora da história. Nessas relações de cuidado, vem a dimensão evangelizadora que integra o projeto da escola católica, tendo como proposta refletir os valores do Evangelho, que são transformadores, criadores e geram a admiração, conflitos e mistério. O processo de educação, vivido como missão evangelizadora, pode possibilitar às pessoas uma mudança na forma de conceber o mundo, de relacionar-se, criando estruturas mais justas. Dessa forma, temos a necessidade de organizar diversas ações que contribuam para a transformação da sociedade, pautada nos valores evangélicos.

A Pastoral numa Escola Católica é a ação organizada da Igreja no espaço escolar, onde através de suas ações, visa orientar os educandos para a mensagem da Salvação, buscando integrar os valores evangélicos em suas vidas e, em decorrência a sua inserção social e compromisso com a vida. 

Nessa perspectiva, queremos ser uma presença evangelizadora no mundo da educação, promovendo um novo jeito de Ser e viver, a partir do amor Trinitário. Nas escolas das Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS), somos chamados a viver a nossa vocação como cidadãos livres, possibilitando a cada um dos nossos educandos a capacidade de estabelecer a relação entre fé, cultura, aprendizado e vida, despertando o sentido da cidadania mundial, ou seja, a capacidade de se sentir responsável e comprometido com a solidariedade e a justiça entre as pessoas, a fraternidade entre os povos e a paz mundial.

A Pastoral é dinamizada por uma equipe de Educadores do Colégio, sob a orientação de um coordenador, que busca iluminar a prática educativa com os valores do Reino, possibilitando, por meio dos processos pedagógicos uma reflexão-ação que contribua com a transformação social, a partir da vivência da solidariedade e a busca por uma cultura de paz.

MISSÃO CICM

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131