Guia do Usuário

Horário de funcionamento

 

De segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h30.

 

Público Alvo

 

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, devidamente matriculados, funcionários e professores.

 

Empréstimos, devoluções e reservas

 

- Obras liberadas para o empréstimo domiciliar devem obedecer ao prazo de 07 dias corridos.

- Obras de referências (enciclopédias, dicionários), obras raras ou muito solicitadas (das quais a Biblioteca possua apenas um exemplar), serão emprestadas somente para consulta no local.

- O usuário pode renovar o empréstimo por igual período, caso a devolução não esteja em atraso e se não houver, na reserva, pedido da obra.

- Os empréstimos são interrompidos 15 dias antes do término do ano letivo.

- O empréstimo de periódicos (revistas e jornais) e gibis é facultado aos usuários somente nos finais de semana.

- Obras emprestadas podem ser reservadas pelos interessados e estarão disponíveis assim que devolvidas.

- Obras reservadas, que retornam ao acervo da Biblioteca, ficam à disposição do usuário, durante 24 (vinte e quatro) horas.

- Obras reservadas, que não são retiradas dentro do prazo estabelecido, voltam para o acervo ficando disponíveis para empréstimo novamente.

- Para realizar a reserva de uma obra, o usuário deverá fazer a solicitação diretamente no balcão de empréstimos ou pelo sistema online da biblioteca (PHL).

 

Renovações online

 

Para efetuar reserva e renovação via internet, o usuário deve solicitar uma senha própria na Biblioteca.

A renovação online deve ser feita por meio do site da escola (na área da Biblioteca), em até 24 horas antes da data de vencimento, desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário, caso em que o sistema não permite a renovação, devendo o livro ser devolvido à Biblioteca, na data marcada anteriormente, evitando, assim, a cobrança de multa por atraso.

 

Multas

 

O não cumprimento do prazo estipulado para a entrega de material emprestado implica em multa de R$ 1,00 por dia de atraso, sendo contados os dias corridos, incluindo, portanto, sábados, domingos, feriados e recessos escolares.

As obras consultadas e/ou emprestadas devem ser devolvidas diretamente no balcão de atendimento da Biblioteca. Devoluções realizadas em outros setores ou a pessoas estranhas ao setor continuarão sendo de responsabilidade do usuário, deixando de ser responsabilidade da Biblioteca.

 

Responsabilidades do usuário

 

O leitor, ao fazer um empréstimo, fica automaticamente responsável por qualquer dano ou extravio que venha a ocorrer.

As estantes são de livre acesso. Depois de consultada, a obra deve ser deixada no balcão para facilitar a estatística de serviço e a respectiva colocação nas estantes.

No caso de extravio ou dano da obra emprestada, o usuário deve providenciar a reposição da obra extraviada ou danificada. Caso esta se encontre esgotada no mercado livreiro, deverá ser substituída por um título de mesmo valor e interesse para a Biblioteca, indicado pela bibliotecária.

 

Procedimentos

 

É permitido aos alunos o uso do espaço da Biblioteca para estudos, mediante autorização da coordenação responsável pela série e respeitando a disponibilidade do espaço.

Ao ingressar na Biblioteca, o usuário deve deixar pasta, bolsa, mochila, lancheira e/ou fichário, entre outros objetos, no escaninho localizado na entrada do espaço.

No interior da Biblioteca, não é permitido:

- conversar em voz alta ou fazer qualquer barulho que perturbe o silêncio necessário ao espaço;

- o uso de celular;

- a utilização de tesouras ou colas, entre outros objetos, que possam vir a agredir o acervo;

- fumar ou consumir bebidas ou alimentos.

 

Advertências

 

Qualquer infração ao Regulamento da Biblioteca acarretará inicialmente advertência verbal e, em caso de reincidência, suspensão temporária do usuário por um período a ser definido pela bibliotecária.

 

Informações Administrativas

 

A aquisição de qualquer material bibliográfico (livros, revistas, jornais, publicações oficiais, entre outros) a ser utilizado no Colégio deve ser adquirido e tecnicamente processado pela Biblioteca. Todo pedido de compra deve ser feito pelo sistema online da Biblioteca (PHL).

Para consumação de atos administrativos ou acadêmicos, como renovação de matrícula e transferências, que impliquem na perda ou interrupção temporária de vínculo com o Colégio, será exigido o "NADA CONSTA" da Biblioteca.

 
 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000