Palestra: Profissões do Futuro e Cidadania nas redes Sociais

Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Stella, no dia 05 de junho, foram contemplados com a palestra “Profissões do Futuro e Cidadania nas redes Sociais”, proferida por Marcelo Lopes, diretor da Google Foreducation EdTech, empresa Google Edu Partner.

Em sua palestra, Marcelo Lopes destacou aos estudantes como as transformações que vêm ocorrendo com a implementação do projeto tecnológico no Colégio estão intimamente relacionadas à revolução que se percebe no mercado de trabalho, que demanda cada vez mais familiaridade e uso consciente dos recursos tecnológicos. O que se faz hoje no ambiente virtual pode vir a refletir de maneira permanente no futuro, sobretudo profissional, e, por isso, as tecnologias devem ser utilizadas adequadamente.  

O mundo está imerso em tecnologias, sendo necessário que nós estejamos preparados para que essa mudança não seja encarada como um entrave ou algo a ser temido. Pelo contrário, devemos dar as boas-vindas às inovações tecnológicas, buscando em novas ferramentas utilidades e benefícios que antes eram inacessíveis. A tecnologia veio para construir, para aprimorar, para solidificar conhecimentos e até mesmo relações humanas. Para isso, basta que saibamos a maneira correta de utilizá-la e de extrair todas suas vantagens. Como destacado pela Diretora Educacional Lílian C. Sedlmayer, o principal objetivo do trabalho que vem sendo desenvolvido com nossos alunos é de prepará-los para que atinjam a fluência digital.

Como reflexo do que foi apresentado, os alunos deram depoimentos sobre o que estão achando dessa nova realidade em seu ambiente escolar. Confira:

“Hoje precisamos nos preocupar com o que fazemos na Internet e fora dela. Devemos perceber que nossos atos deixam "fósseis online". O comportamento virtual tem de ser igual ao da vida real. Percebe que a escola tradicional está em transformação e a tecnologia antes banida da sala de aula agora integra o ambiente, o cotidiano do professor, para a construção da educação. ”

Marco Antônio – Aluno da 3 ª série do Ensino Médio

“Achei interessante a modernização do colégio. Ajudará no aprendizado e  fará as salas de aula se tornarem mais prazerosas. ”

João Lucas - Aluno da 1ª série  do Ensino Médio


“Achei interessante a proposta que eles querem alcançar, que é a interação entre os alunos. Todos juntos em um mesmo espaço de conhecimento. ” Clarisse Marques -  Aluno da 1ª série do Ensino Médio      

 

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700