Festa da Santíssima Trindade

"[..] Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." - Mateus 28, 16-20

No primeiro domingo depois de Pentecostes, comemora-se a festa da Santíssima Trindade. A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. E esse é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Entendamos melhor como é a Santíssima Trindade:

 

Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama, respeita a liberdade de seu filho.
Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido.  A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

Celebramos o dogma deste mistério para reverenciar, honrar, adorar a revelação da unidade e trindade de Deus. Um único Deus em três pessoas: o Pai que nos criou, o Filho que foi gerado do Pai e que nos salva e o Espírito Santo gerado pelo Pai e o Filho que nos santifica, “por isso somos batizados ‘em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”.

Somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade aqui na Terra, na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

Oração da Santíssima Trindade

Santíssima Trindade Vós estais presente dentro de mim, curando-me, capacitando-me, dando-me vida em plenitude e tornando-me semelhante a Jesus. Com profunda reverência, venho vos agradecer e me abandonar em vós. Meu Senhor e meu Deus, eu vos desejo acima de tudo e me entrego inteiramente a vós para que retireis de mim tudo o que não vos pertence, mergulhando-me em vosso Santo Espírito. 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222