Diversidade Brasileira: Conhecer para respeitar

O tema transversal da Rede de Educação Missionária SSps, Diversidade brasileira: conhecer para respeitar, nasce inspirado no objetivo da Campanha da Fraternidade 2017 que tem como tema os biomas brasileiros.

Esse tema, que permeará todo o trabalho pedagógico missionário em 2017, vem nos ajudar a pensar em primeiro lugar sobre a importância do cuidado com a vida. Pensar a vida e os cuidados para com ela constitui o grande chamado missionário a cada um e a cada uma. Cultivar  e guardar a criação se dá nas atitudes práticas do nosso cotidiano. 

A vida vivida é a maior especialista em nos ensinar o quanto o contato com a natureza nos reanima e nos revigora. O verde das matas e das arvores, o cheiro da chuva, a brisa no rosto, o sol que aquece e o perfume das flores são a maior evidencia.

Moramos em uma cidade muito grande e com muitos prédios, muitos carros, muitos computadores e com muita gente circulando o tempo todo para lá e para cá conectadas no wifi. O corre-corre e a agitação por uma vida de maior praticidade, muitas vezes, acaba nos distanciando desse contato mais próximo e intimo com a natureza. Como a natureza tem um tempo diferente do nosso por acontecer de forma serena, deixamos de observar a vida nos pequenos detalhes. O desabrochar das flores, a lua que clareia o céu, o trabalho discreto das abelhas e das formigas...

Percebemos que a vida tem se tornado muito artificial. Basta observar um pouquinho à nossa volta. A grama já não é mais grama, as flores dos vasos já não precisam mais de água, a terra é toda cimentada. Tudo isso para poupar o senhor das nossas vidas: oTempo, deixando de lado o mais importante: o cuidado, apesar de trabalhoso.  

Da mesma forma que o jardineiro zela pela sua plantação, que a família e a escola nos ajudam a ser melhores e as crianças dedicam seu tempo ao seu animalzinho de estimação, a preocupação com o cultivo do afeto deve ser nossa busca diária. Assim, como a mãe natureza tem uma preocupação especial em cuidar de cada um com seus benefícios, cuidemos uns dos outros como somos cuidados por Deus. 

Coordenação Missionária da Rede SSpS 

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222