Missionárias SSpS celebram 115 anos de Brasil em Assembleia Provincial

As Missionárias Servas do Espírito Santo, para celebrar os 115 anos da chegada das primeiras irmãs ao Brasil, deram um cunho festivo à sua assembleia anual que aconteceu de 02 a 04 de novembro no Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade.

Foram três dias de encontro com a participação das missionárias das 13 comunidades da Província Stella Matutina – Brasil Norte. Elas se reuniram para partilhar as atividades missionárias, aprofundar a Palavra de Deus, celebrar os 115 anos de presença no Brasil e decidir juntas como fortalecer a missão.

Aqui apresentamos os principais momentos da assembleia com fotos e vídeos que mostram a alegria das irmãs em participar e comemorar sua caminhada missionária.

Memória da Chegada das Primeiras Missionárias

A abertura da assembleia foi na entrada do Convento Santíssima Trindade com a memória da chegada das Irmãs Walburgis, Laurência, Bonifácia, Crescência, Regina e Córdula para dar início à missão no Brasil. Elas chegaram de Steyl, na Holanda, dia 20 de julho de 1902 e ficaram dois meses em Petrópolis para aprender a língua. Depois, em 24 de setembro foram recebidas oficialmente em Juiz de Fora, onde deram início ao trabalho missionário no Brasil.

A tarde do dia 03 também foi dedicado à memória histórica da província, retomando três grandes períodos: de 1902 a 1965, de 1965 a 1990 e de 1990 a 2017. As irmãs agradeceram a Deus por todas as comunidades, escolas, hospitais e obras sociais que foram fundados e pelo trabalho pastoral realizado durante todos esses anos. Pediram perdão por tudo aquilo que não foi bom e,  pensando no futuro, levantaram propostas para a revitalização da missão.

As comemorações começaram com um churrasco na hora do almoço compartilhado com os (as) colaboradores (as) e continuou com apresentações teatrais, trabalho em grupos, partilha e celebração da missa. À noite a confraternização continuou com apresentações culturais e brincadeiras, num clima muito descontraído.

Partilha das comunidades

O primeiro dia da assembleia foi dedicado à apresentação de cada uma das comunidades, entidades e equipes da província. Foi um dia muito rico em que foi possível perceber a criatividade das missionárias para responder às situações de missão nos locais onde estão presentes. Chamou a atenção que, apesar da idade avançade de muitas irmãs, o dinamismo missionário continua e as comunidades estão atuando em áreas de grandes desafios missionários.

Compromisso da Assembleia

Entre os diversos assuntos tratados, as irmãs estudaram como reforçar a missão em áreas mais desafiadoras como a região do Taquaril, na periferia de Belo Horizonte, e na área indígena do Tocantins, junto aos índios xerentes.

Outra questão discutida e encaminhada foi o enfrentamento da situação de fome no Brasil e no mundo, em que cada irmã, comunidade e equipe missionária foi interpelada a dar uma resposta solidária.

Decidiram que, além de dar comida a quem tem fome, vão estudar como investir forças e recursos para resgatar a cidadania e ajudar as pessoas a lutarem por seus direitos básicos. Também se propuseram se unirem espiritualmente às pessoas que sofrem a fome através de gestos concretos como o jejum, e assim partilharem com os pobres não o que sobra, mas daquilo que faz falta.

Assista o vídeo que foi feito especialmente para os 115 anos das Missionárias Servas do Espírito Santo no Brasil:

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222