Participação de leigos enriquece a espiritualidade

Neste Ano Nacional do Laicato, as equipes de espiritualidade das missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) e dos missionários verbitas (SVD) abriram seu Encontro Nacional à participação de leigos e leigas. Para consolidar o compromisso de caminhar juntos, pela primeira vez, uma leiga foi eleita para integrar a Equipe de Coordenação Nacional de Espiritualidade.

Inspirados pelo tema “’O amor de Cristo nos impele’ (2Cor 5,14): enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão”, 17 participantes, entre missionárias SSpS, missionários SVD e alguns representantes leigos de ambas as congregações, reuniram-se em Curitiba de 13 a 16 de agosto.

O Encontro Nacional de Espiritualidade da Família Arnaldina é realizado a cada dois anos. O objetivo é animar e aprofundar a vivência da espiritualidade trinitária e missionária própria das congregações fundadas por Santo Arnaldo Janssen e ajudar na articulação das equipes em cada uma das províncias e Região.

As dinâmicas e reflexões do Pe. Ronaldo Lobo ajudaram a aprofundar o tema. A Equipe de Coordenação Nacional e cada uma das equipes provinciais e da Região Amazônica partilharam os passos que estão sendo dados, mostrando muito empenho, mas também desafios a serem enfrentados.

Para dar continuidade à caminhada das equipes de espiritualidade, os participantes definiram três eixos de ação para os próximos anos: 1) animar e fortalecer as equipes existentes e a criar equipes onde elas ainda não existem; 2) elaborar estratégias de comunicação para a divulgar e partilhar a espiritualidade, dentro e fora das províncias; e 3) iniciar e desenvolver um processo colaborativo com a participação de leigos e leigas nas equipes de espiritualidade.

A nova equipe de coordenação eleita ficou bem representada: o Ir. Paolo de Lucca, SVD-BRC; a Ir. Nilva Moro, SSpS-BRS, o Pe. Mateus Lau Nurak, SVD-BRS; e Cristina Maia, missionária leiga de Deus Uno e Trino, da província SSpS-BRN. A equipe, além de animar as províncias e Região, preparará o próximo encontro, marcado para agosto de 2020, na Região Amazônica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Enraizados no carisma trinitário

Para Cristina Maia, missionária leiga de Deus Uno e Trino, “O Encontro Nacional de Espiritualidade foi um momento intenso de reflexão sobre as linhas de ação, os apelos da caminhada missionária, o fortalecimento do diálogo constante da Família Arnaldina, a necessidade e a busca permanente da espiritualidade na vida missionária, a participação dos leigos e leigas, o centro de formação e espiritualidade, e o enraizamento no carisma”.

Cristina afirma que foi muito significativo, como missionária leiga, ter participado ao lado das irmãs servas do Espírito Santo e dos missionários do Verbo Divino, analisando pessoal e comunitariamente a situação das províncias e Região para “dar os próximos passos, cada vez mais enraizados e enraizadas no carisma trinitário”.

 

 

 

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222