O desafio da presença profética

As missionárias servas do Espírito Santo da Província Brasil Norte escolheram como tema de sua assembleia anual “Ser presença profética onde a vida está ameaçada”. Isso é o que elas procuram fazer por intermédio de suas comunidades e trabalhos que realizam. Inspiradas em Maria, que saiu às pressas para ajudar sua prima grávida e em idade avançada, escolheu como lema “Saiamos às pressas onde a vida clama”.

A assembleia reuniu cerca de 55 irmãs de todas as comunidades. O encontro foi realizado no Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, entre os dias 15 e 17 de novembro. O objetivo foi partilhar e celebrar a missão, organizar e dinamizar a ação social e educativa e proporcionar tempo de formação e oração às participantes.

Apesar de a maioria das irmãs serem de idade avançada, as comunidades SSpS apresentam um dinamismo missionário muito forte em áreas onde de fato a vida está correndo risco. Isso se vê, por exemplo, nas aldeias indígenas do povo xerente, nos assentamentos e com as adolescentes grávidas no Tocantins.

Outra prioridade são os migrantes que chegam de todo o mundo e são atendidos no Centro de Integração do Migrante, no Brás, na capital paulista. Também há o trabalho com os encarcerados e com a Justiça Restaurativa; os centros educacionais para crianças em situação de vulnerabilidade social e a promoção de mulheres, para citar alguns contextos nos quais as irmãs estão presentes.

Há muito sendo feito, mas, diante do agravamento da pobreza e da fome no país, da diminuição do acesso aos direitos básicos, a vida continua a clamar e a desafiar as missionárias a buscarem cada vez mais apoio entre colaboradores e colaboradoras leigos e leigas para ampliar sua presença e eficácia.

Principais momentos da assembleia

Oração e partilha da Palavra de Deus

Momentos de oração e interiorização


Leitura orante da Bíblia para iniciar bem o dia 
 

Liturgia eucarística diária, em ação de graças
 

Oração e acolhimento das propostas de vida de cada comunidade
 

Projeto de Comunicação da Rede de Educação SSpS, para uma Escola Viva
 

Momentos de reflexão em grupo, para aprofundar o processo de caminhada
 

Assembleia-geral eletiva das entidades prestadoras de serviços sociais e educacionais
 

Nova Diretoria e Conselho Fiscal da SEB – Sociedade de Ensino e Beneficência
 

Nova Diretoria e Conselho Fiscal da Redes – Rede de Solidariedade
 

Apresentações de relatórios financeiros e de atividades
 

Nos intervalos, um pouco de música para descontrair
 

Dinâmicas de grupo, partilha e reflexão
 

As jovens em formação também participaram
 

Irmã Ilma Canal celebrando mais um ano de vida
 

Alegria e descontração na noite cultural
 

Muito animadas, as irmãs concluíram a assembleia para assumirem, com mais empenho, seu compromisso social a partir da fé e da cidadania, especialmente no contexto atual em que o País está vivendo. Estão convencidas de que é fundamental ser presença de esperança para o povo, vivenciando a profecia do Evangelho onde a vida se encontra mais ameaçada.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222