Colégio Sagrado Coração de Jesus - Conhecendo a mata atlântica

Conhecendo a mata atlântica

Os alunos do Infantil V estão se tornando especialistas em Mata Atlântica, bioma selecionado para o seu estudo este ano. Em cada etapa estudamos um pouco sobre o tema, e já começamos pela flora.

Aproximar o objeto de estudo à realidade das crianças foi o desafio. Para nossa surpresa, no entanto, descobrimos a existência de algumas flores da Mata Atlântica dentro de nossa própria escola! Depois dessas pesquisas e conversas, as crianças já olham de forma especial para os jardins do colégio. Com a propriedade de quem assimilou os novos conhecimentos, elas nomeiam as flores e, com todo o encantamento natural dessa fase, conscientizam-se da necessidade de preservação das espécies desse importante bioma. Apreciem algumas das nossas descobertas a seguir.

Quaresmeira:  é  uma árvore natural da mata atlântica, muito admirada por sua beleza e amplamente utilizada para arborização urbana e paisagismo. Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho-agosto e dezembro-março.

Orquídea: é uma planta parasita, que se abriga sobre árvores, mas não extrai nada delas. As raízes dessa planta são aéreas para que elas possam se fixar nos troncos ou galhos das árvores. As orquídeas buscam um lugar que tenha sombra e umidade e que lhes ajude a sobreviver e desenvolver.

Estrelícia: é uma planta de aparência exótica, com cores vivas e é  muito apreciada para a ornamentação de ambientes.

Professora Juliana Miranda Moreira – Infantil V

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550