Projeto Pedagógico da Rede SSpS

Projeto Pedagógico da Rede Mssps

 

O Projeto Educacional da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo tem como referências a filosofia da Instituição, fundamentada nos valores cristãos, os 4 (quatro) pilares da educação da UNESCO, os Códigos da Modernidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Competências definidas pela ENEM.

 

I – Os princípios filosóficos

 

  • Favorecer o desenvolvimento da pessoa humana, a partir de valores cristãos, para que seja presença transformadora na sociedade;
  • Orientar para a responsabilidade social, o exercício da cidadania e para o compromisso com os valores autônomos, como: a verdade (ética), a beleza (estética), a bondade (compaixão) e a justiça (fraternidade);
  • Possibilitar a vivência da fé, da vida interior, sustentáculos indispensáveis diante das dificuldades do cotidiano.

 

II – Os quatro Pilares da Educação da UNESCO:

 

  • APRENDER A SER: desenvolver a auto estima, a auto determinação, a auto realização, a acessibilidade pessoal, a espiritualidade, o pensamento crítico e a imaginação criadora;

 

  • APRENDER A CONVIVER: descobrir o outro, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo;

  • APRENDER A CONHECER: despertar o prazer de conhecer, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, compreender o mundo, a sociedade e o movimento das ideias;

  • APRENDER A FAZER: desenvolver competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, e ao desenvolvimento de novas lógicas e da criatividade.

 

III – Códigos da Modernidade

 

1.    Domínio da leitura e da escrita;

2.    Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas;

3.    Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;

4.    Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;

5.    Receber criticamente os meios de comunicação;

6.    Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;

7.    Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

 

IV – Os Parâmetros Curriculares Nacionais

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam acerca de uma nova abordagem dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, organizados em 3 (três) grandes categorias:

 

  • CONTEÚDO CONCEITUAL: aprender conceitos permite atribuir significados aos conteúdos aprendidos e relacioná-los a outros. Permite também organizar a realidade, a partir da aprendizagem de conteúdos referentes a fatos, nomes, imagens e representações.
  • CONTEÚDO PROCEDIMENTAL: expressa um saber que envolve tomar decisões, realizar uma série de ações de forma ordenada, tais como: elaborar um projeto, fazer uma pesquisa, um experimento, um resumo, uma argumentação, uma análise, uma produção de texto, relacionar informações, organizar dados obtidos, procurar referências em diferentes fontes, dentre outras. Ao ensinar procedimentos, também se ensina um certo modo de pensar e de produzir conhecimento.
  • CONTEÚDO ATITUDINAL: permeia todo o conhecimento escolar. A escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas e à sociedade. Por isso, é imprescindível adotar uma posição crítica em relação aos valores que a escola transmite explícita e implicitamente mediante atitudes cotidianas. Ensinar e aprender atitudes requer um posicionamento claro e consciente dos educadores sobre o que e como se ensina na Escola.

 

V – Competências definidas pelo Enem

 

A Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo contempla também, no seu Projeto Educacional, as 5 (cinco) competências definidas pelo ENEM.

 

1. Dominar linguagens: dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

 

2. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

 

3. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

 

4. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

 

5. Elaborar proposta: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos considerando a diversidade sociocultural.

 

Em busca de constante inovação, a Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo, em sua prática pedagógica, adota metodologia interativa, utilizando-se de diversos recursos.

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