Missionários Leigos

A partir do primeiro encontro dos diversos grupos de Missionários Leigos e Leigas do Deus Uno e Trino (MLDUT) que se realizou nos dias 16 e 17 de julho, em São Paulo, o ramo leigo iniciou um processo de maior articulação na Província Stella Matutina.  Os grupos, além de se conhecerem, aprofundaram a espiritualidade trinitária e apresentaram propostas para os próximos anos em vista de uma caminhada conjunta.

Encontro em São Paulo

Os representantes dos cinco grupos de Missionários(as) Leigos(as) do Deus Uno e Trino da Província Stella Matutina se encontraram pela primeira vez nos dias 16 e 17 de julho de 2011 no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo. Participaram 21 leigos e leigas representando os dois grupos do Rio de Janeiro, o de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e São Francisco, no interior de São Paulo e mais três irmãs que acompanham os grupos.

O encontro foi preparado a partir das sugestões dos próprios grupos e organizado pela equipe de São Paulo. Foi dada ênfase na parte vivencial, favorecendo a integração entre os grupos e o aprofundamento da espiritualidade e do carisma dos(as) Missionários(as) Leigos(as) do Deus Uno e Trino, que por sua própria origem e natureza compartilham o mesmo carisma e espiritualidade trinitários das três congregações religiosas que compõem a Família Arnaldina.

Segundo os próprios participantes, o encontro foi um momento importante para conhecerem melhor a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e partilharem o que estão vivenciando em seus grupos. Para Vinicius Gonzales, membro da Equipe da Dimensão Missionária da província e do grupo de São Paulo, ficou claro que tanto as irmãs como os leigos e leigas “estão buscando o firme propósito de se unirem e se integrarem cada vez mais no sentido da construção do Reino e da partilha e junção das vocações, capacidades e aptidões próprias, complementando-se como partes integrantes dessa grande e abençoada família”.  

OS DIVERSOS GRUPOS

Na Província Stella Matutina há os seguintes grupos de Missionários Leigos:
 
Juiz de Fora
Rio de Janeiro
São Paulo
São Francisco

 

Em breve pretendemos iniciar novos grupos. Se você tiver interesse em se tornar um missionário ou missionária leiga do Deus Uno e Trino entre em contato conosco:

dimensaomissionaria@ssps.org.br
 

QUEM SÃO OS MLDUT

ASSOCIAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS

LEIGOS DE DEUS UNO E TRINO

Toda história começou em Steyl – Holanda – onde o Pe. Arnaldo Janssen, em 1875 fundou a SVD (Sociedade do Verbo Divino), em 1889 as MSSpS (Missionárias Servas do Espírito Santo) e, em 1896 as SSpSAp (Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua).

Em 1921, pessoas amigas das MSSpS começaram a Liga Auxiliar do Espírito Santo com o objetivo de conhecer e viver a Espiritualidade das MSSpS. Em 1957 outro grupo começou a Associação do Espírito Santo com uma finalidade mais social: ajudar no aspecto material e financeiro a obra missionária.

Em 1978 estas duas se fundiram, dando origem à Associação Missionária do Espírito Santo (AMES), tentando unir os objetivos das duas associações anteriores: espiritualidade e ação social. Esta Associação foi fundada em muitos países, e em épocas diferentes, com objetivos adaptados à realidade e necessidades concretas.

Era uma Associação ligada às Irmãs MSSpS e procurava difundir a devoção especial ao Espírito Santo e o entusiasmo pela missão do cristão no mundo de hoje, a partir da realidade do associado.

Em setembro de 1990, membros da AMES de diferentes países se reuniram em Nemi/Itália para a Primeira Assembléia Internacional.  Nela se fez uma avaliação de toda a caminhada histórica, foram revistos os objetivos e identidade, e foram traçadas pistas para o futuro. As principais são:

PERTENÇA:

O desejo dos membros da Associação é pertencer à grande família de Arnaldo Janssen – não é estar ligado às MSSpS – mas ser um quarto ramo, ao lado das três Congregações Religiosas.

E, pertencendo à Família, partilhar e viver a Espiritualidade Trinitária – Pai, Filho e Espírito Santo, bem como participar do Carisma Missionário da Família.

NOME

“Missionários Leigos do Deus Uno e Trino”- este nome tem a ver com a Espiritualidade Trinitária e com o Carisma Missionário. Também os(as) leigos(as) são chamados(as) e enviados(as) a tornar o amor de Deus Uno e Trino conhecido, amado e glorificado por todas as pessoas.

No final da Assembléia os participantes elaboraram um Documento com a definição clara de sua Visão, Identidade e Missão.

Recomendou-se o estudo e aprofundamento da Espiritualidade e Carisma, bem como a clarificação dos objetivos e identidade.

Rezemos para que a pequena semente floresça e se torne ramo frondoso, dando muitos frutos nesta grande árvore que é a “Família” de Santo Arnaldo Janssen, neste momento histórico em que toda a Igreja da América Latina é convidada a olhar além de suas próprias fronteiras para tornar-se uma Igreja Missionária – “passar do receber ao dar de sua pobreza.”

Os e as Missionárias Leigos de Deus Uno e Trino são chamados a colaborar nesta obra da Igreja missionária com sua parcela, cada qual segundo suas possibilidades e de acordo com sua vocação pessoal.

Juntos procuremos realizar o lema da Família de Santo Arnaldo:
 

“Viva Deus Uno e Trino

em nossos Corações

e nos Corações de todas as Pessoas”

Santo Arnaldo Janssen

 

FINALIDADE:

A Associação dos Missionários Leigos de Deus Uno e Trino é de caráter missionário, internacional, formada de homens e mulheres que no seu dia-a-dia, na família, na Paróquia, na profissão, e no lazer procuram viver conscientemente sua vida cristã, testemunhando sua fé e seu amor ao Deus Uno e Trino, numa dimensão missionária.

Tem sua origem e encontra sua força no amor de Deus que vem ao nosso encontro, por Jesus Cristo que nos transforma e nos faz participar de sua Missão.

Confiantes na direção do Espírito Santo, procuram estar a serviço do Evangelho e se orientam pela Palavra de Deus. Ao mesmo tempo, cada um, em sua vocação pessoal e situação presente, empenha-se na vivência da graça e compromisso do batismo e confirmação.

Estão a caminho, de mãos dadas com a Família Arnaldina, sabendo-se amados pelo Pai, plenificados e guiados pelo Espírito, participando da missão de Jesus na salvação do mundo.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222