Estudo histórico do Centro Velho de São Paulo

A escola é um espaço social em que a construção do conhecimento pode ser ampliada pela troca de saberes e de experiências entre professores, funcionários e alunos. Porém, o conhecimento não pode e não deve ficar restrito às atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar. Ultrapassar os muros da escola, vivenciar situações e conhecer lugares que fazem parte da nossa história são importantes instrumentos para uma aprendizagem mais significativa.

Depois de estudar algumas fontes históricas escritas e iconográficas e aprender um pouco sobre a nossa São Paulo que nasceu num pequeno pátio de colégio e, em menos de meio século, transformou-se numa das maiores cidades do mundo, os alunos dos 4ºs anos tiveram a oportunidade de estudar as fontes materiais ao visitarem alguns lugares históricos do Centro Velho. Com o auxílio de painéis, mapas, maquetes e explicação de monitores, foi contextualizada histórica, geográfica e artisticamente a fundação da cidade.

Apesar de todos os problemas que afetam a nossa cidade e que, infelizmente, comprometem a qualidade de vida de seus moradores, não há quem resista ao seu fascínio. Durante a caminhada, realizada pelas ruas desse centro histórico tão rico, era possível observar no olhar dos nossos alunos o deslumbramento que as gigantescas construções urbanas causavam nesses pequenos historiadores.

É com a realização de atividades como essa que esperamos redimensionar a visão dos estudantes sobre a cidade e contribuir para a formação de indivíduos conscientes de seu papel como agentes históricos, construtores e transformadores da realidade. Envolvendo-se na vida e na história da cidade de São Paulo, nossas crianças tornar-se-ão cidadãos responsáveis pela construção de uma cidade melhor e mais bonita.

Estudo histórico do Centro Velho de São Paulo

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000