Bichos de cá

Os alunos dos quintos anos tiveram a oportunidade de conhecer e entrevistar  Edson Penha e Xavier Bartaburu, autores do livro "Bichos de cá", que apresenta dez canções, cada uma representando um animal brasileiro ameaçado de extinção e ritmos musicais, de Norte a Sul deste imenso país. A atividade fez parte de um projeto multidisciplinar. 

Durante a realização da leitura da obra e das atividades integradas, os alunos entenderam o conceito de diversidade cultural, cantaram, perceberam ritmos e sons, analisaram o regionalismo linguístico ao se depararem com diferentes palavras, pesquisaram definições e compartilharam muito aprendizado.

Além de elaborarem as perguntas, realizaram o levantamento dos pontos básicos para uma boa entrevista e utilizaram o aplicativo Mentimeter para o registro de uma "nuvem de palavras" referentes ao livro e um gráfico com os resultados da votação da música preferida.

O bate-papo foi um momento de conhecer histórias da infância dos autores, da criação do livro e do grupo musical ao qual pertencem, Nhambuzim; saber de curiosidades sobre os "Bichos de cá" e conversar, também, sobre assuntos sérios e graves, como o tráfico de animais silvestres e a caça predatória.

Os autores elogiaram a dedicação, a animação e o interesse dos nossos alunos e destacaram a importância da curiosidade para a busca do conhecimento. Ao conhecermos mais sobre a biodiversidade e a riqueza cultural e humana da nossa pátria, somos capazes de entender o alcance de nossas ações e agir com consciência, na busca pela preservação.  

Agradecemos a Bibliotecária Cristiane que sempre muito presente organizou o encontro com os autores.

 

Bichos de cá

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000