Paranapiacaba lugar de onde se vê o mar

Os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental II visitaram Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, no mês de junho. Lá puderam conhecer um pouco da história do lugar, bem como aspectos da flora e fauna.

Paranapiacaba nasce no século XIX associada à expansão das lavouras cafeeiras para o oeste paulista. Devido à necessidade de um meio de transporte mais eficiente, do que os lombos das mulas, para transportar o café ao porto de Santos que se inicia a construção da ferrovia São Paulo Railway. Os ingleses foram os responsáveis pela construção da estrada de ferro e até hoje a vila guarda essa influência, seja pelo relógio da antiga Estação Alto da Serra, seja pelas ruas e casas da Vila Martim Smith.

Após o estudo do meio, os alunos, reunidos em grupos, elaboraram álbuns de fotografias com legendas que contam a história do lugar, descrevem a flora e a fauna e ainda usaram o teorema de Pitágoras para calcular a distância horizontal de Paranapiacaba até Santos. Os álbuns ficaram bem criativos e pudemos rememorar uma época em que as fotos digitais não se faziam presentes nem nos nossos sonhos.

Paranapiacaba lugar de onde se vê o mar

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000