Estudo do meio

Os alunos dos 8ºs participaram de um estudo do meio, no mês de abril, quando visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, no interior paulista. O estudo do meio faz parte de um projeto que envolve as disciplinas de Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.

Na fazenda, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de uma antiga propriedade do século XIX. Foi uma oportunidade de poder conferir in loco as reminiscências de dois importantes ciclos econômicos da história do Brasil: os cultivos da cana de açúcar e do café. No tocante ao aspecto social, foi importante analisar as condições humanas, tanto dos escravizados, como dos imigrantes europeus.

Os alunos puderam visitar a estrutura de uma antiga senzala e, também, uma das casas, anteriormente, ocupada por uma família de imigrantes. Além disso, dentro do que é a prática agrícola atual da fazenda, foi feita uma demonstração de plantio do café de maneira orgânica. Nesse sentido, ressaltou-se os benefícios do manejo e a qualidade do café que se tem num processo final de produção/consumo.

Estudo do meio

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000