Conta Comigo 2019

No último sábado, 18 de maio, centenas de jovens, voluntários e amigos do Arsenal da Esperança – convidados pela Fraternidade do SERMIG – desafiaram o frio e a chuva para participar da 10ª edição do encontro “CONTA COMIGO”, uma manhã de convivência e ação em torno do tema: “Deixe sua marca”. Que tipo de marca? Foi exatamente essa a provocação: “Preferimos deixar uma marca na vida virtual ou na vida real?”. 

Os participantes foram recebidos em um ambiente cenográfico que reproduzia um recorte do mundo virtual, em que estamos continuamente imersos, um “lugar” para se fazer contato com os outros, receber reforços positivos mas, também, um lugar de muita aparência, exposição, ao ponto de se tornar um perigo. Os presentes ouviram com grande atenção o trecho do depoimento de uma jovem – citado em uma matéria disponível na rede – que teve um vídeo íntimo divulgado na internet, algo que pode marcar tristemente a vida de uma pessoa. 

Depois disso, os jovens foram convidados a sair fisicamente daquele ambiente para um espaço externo, com pessoas e atividades de verdade, como dobrar lençóis e toalhas, limpar armários, arrumar camas e cuidar de tantas outras coisas que talvez não sejam tão atrativas – como as que aparecem na rede – mas que precisam ser realizadas para cuidar, não de uma aparência, mas de pessoas, e dar a elas uma condição de vida digna.

Essa experiência do concreto, do real, pode ser bem mais bonita e realizadora do que uma tela pode oferecer. Além disso, ajudar o próximo, deixar uma marca positiva na história e na nossa vida é algo que constrói, não uma imagem vazia, mas uma imagem positiva, daquelas que permanecem na mente e no coração.

No dia 18 de maio, vimos, mais uma vez, que é possível deixar esse tipo de marca e os alunos da crisma do Colégio Espírito Santo marcaram presença . Agora, como sempre, cabe a nós e a cada participante demonstrar que é possível continuar.

As fotos reproduzem o que, de fato, aconteceu.

 

Conta Comigo 2019

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000