Alunos do Colégio Espírito Santo e comunidade apreciam a palestra sobre Engenharia

Para representar a profissão de engenheiro, o diretor de Relações Institucionais da ESEG, Prof. Renato Papaléo, que, atualmente, também trabalha como diretor técnico da Divisão de Metalurgia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Cia. Brasileira de Metalurgia e Mineração e diretor Executivo da Associação Nacional de pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais, trouxe importantes informações sobre sua carreira para os alunos.

Ao longo da palestra, foram vários os pontos importantes das diversas engenharias apontados pelo palestrante. Ele apresentou aos presentes as maravilhas que a Engenharia permite fazer, os salários de um profissional formado, de acordo com o cargo que ele ocupa, tudo aquilo que um estudante de Engenharia precisa gostar para ser bem-sucedido, as matérias que compõem o curso, a importância da Engenharia de Produção, além de vários outros pontos positivos.

Foi notável o modo descontraído com que o Professor interagiu com o público, o que fez com as pessoas prestassem bastante atenção em toda a palestra. A simpatia com que Papaléo falou permitiu a manutenção do interesse do público, que acabou por interagir harmoniosamente com o palestrante.

Ao final, notou-se um elevado grau de satisfação das pessoas que estavam assistindo à palestra, de modo que o palestrante foi intensamente aplaudido.

 

Autores: Bernardo Gama Barbosa, Rafael Benzoni Lini, Luís Fernando Araújo de Aro e Rodrigo Hidalgo Martini, alunos do Ensino Médio.

 

Entrevista – Prof. Renato Papaléo

 

Em entrevista realizada pelos alunos Rafael Lini e Lucas Paoli, o professor Renato Papaléo, formado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, afirmou atuar na área de Relações Internacionais do grupo educacional Etapa, realizando palestras sobre Engenharia nacional e internacional em escolas que se aproximam do grupo.

Quando questionado sobre o grau de satisfação com sua carreira, Renato respondeu sem hesitar que não poderia estar mais satisfeito, devido ao seu comprometimento e determinação, pois quando uma pessoa gosta e se dedica àquilo que faz, sempre obterá sucesso.

Renato deu um conselho para todos os profissionais que querem se destacar na área, que consiste em nunca desistir de seu curso, independente da dificuldade, pois, no começo, todos os cursos irão parcialmente desapontá-lo, mas com determinação o êxito se torna muito mais próximo. O entrevistado complementou aconselhando que os alunos nunca devem parar de estudar e de se atualizar para se tornarem cada vez mais bem qualificados.

Sobre as habilidades necessárias para um engenheiro, confirmou que as disciplinas de Matemática e Física são as principais ferramentas para qualquer engenheiro e, posteriormente, as disciplinas específicas de cada uma das engenharias, além da ambição, citada como fator primordial para uma carreira de sucesso, desde que sempre exercida de maneira ética.

Ao final da entrevista, Papaléo contou um pouco sobre a sua própria experiência na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, e recomendou a todas as pessoas que buscassem por experiências no exterior, para, assim, enriquecerem os seus portfólios. O professor complementou que todos aqueles que buscam os caminhos da engenharia, devem perder qualquer tipo de preconceito com relação à Matemática, já que todas as pessoas, em algum momento, apresentaram dificuldade com a disciplina. Também salientou que a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso é exclusiva do aluno, não cabendo nunca a um professor.

 

Autores: Guilherme Naliato e Carla Felix, alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Alunos do Colégio Espírito Santo e comunidade apreciam a palestra sobre Engenharia

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000