Estudando microrganismos

Os microrganismos são formas de vida que não podem ser visualizadas sem o auxílio do microscópio. Os estudantes das segundas séries do Ensino Médio realizaram uma atividade, envolvendo os microrganismos, que foi dividida em três etapas.

            Na primeira etapa, eles prepararam um meio de cultura, com gelatina e caldo de carne. Em seguida, contaminaram os meios com diferentes materiais coletados de vários locais, como: sola de sapato, celular, torneira, maçaneta, óculos etc.

            Após cinco dias, já na segunda etapa, os alunos observaram, com o auxílio de lupa e a olho nu, os microrganismos que se desenvolveram nos meios de cultura.

            Na terceira etapa, usaram substâncias desinfectantes, como lysoform, cândida, álcool gel e enxaguante bucal nas placas contaminadas e, após três dias, observaram os resultados.

            Dessa maneira, puderam analisar em que locais há maior contaminação de microrganismos e qual desinfectante é mais eficiente. Com certeza, a partir desse estudo, os alunos farão uso do conhecimento construído em seu dia a dia.

 

Estudando microrganismos

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000