Módulos: uma nova organização da aprendizagem

Aprender significa construir conhecimentos. Por isso, a aprendizagem acontece quando estabelecemos relações entre o que já sabemos e o novo. Quando um novo conhecimento interage com um conhecimento prévio, ambos se modificam.

O saber que adquirimos e as habilidades que desenvolvemos, ao longo de toda a vida, são, portanto, resultados de um esforço que pode ser traduzido como aprendizagem.

Com o passar dos anos, os alunos têm um número maior de obrigações, entram em contato com mais informações o que exige diferentes habilidades até chegar ao ensino superior e, posteriormente, à vida profissional. Para que eles cheguem a essas etapas, cada vez mais preparados, é indispensável uma boa instrução e uma aprendizagem contínua durante a educação básica.

Assim como os atletas sabem que para terem um bom desempenho é preciso treinar diariamente, o mesmo ocorre com o estudante. Só o estudo diário traz benefícios e resultados, pois torna o raciocínio mais ágil, o processo de assimilação de novos conhecimentos mais efetivo, além de exercitar o cérebro.

Sob essa ótica, surgiram os módulos que reorganizam a aprendizagem e possibilitam um aprendizado constante e verdadeiro.

 

“Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.”

 

Santo Isidoro de Sevilha

Módulos: uma nova organização da aprendizagem

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000