O trabalho de pesquisa e o desenvolvimento de monografias

A monografia apresentada pelos alunos é uma tradição, além de fazer parte dos requisitos para a conclusão do Ensino Médio.

Os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio, adolescentes entre 16 e 17 anos, na sua maioria, são desafiados a escolher um tema de seu agrado e preferência e a desenvolver uma pesquisa, apresentando um problema (hipótese) e uma conclusão.

Para auxiliá-los nesse trabalho de pesquisa e seleção dos conteúdos, bem como orientá-los da melhor forma, os alunos escolhem um professor que naturalmente os conduz no processo investigativo durante todo o ano.

Os temas escolhidos indicam as afinidades dos alunos, algumas vezes como um complemento ou suporte e até mesmo para a escolha de sua futura profissão, ou simplesmente são temas determinados pelo gosto pessoal ou curiosidade.

Ano a ano, observamos o caminhar de nossos adolescentes durante o desenvolvimento da monografia e percebemos a transformação visível que se opera, o crescimento intelectual e a maturidade que os envolve. O processo da monografia é lento, trabalhoso e cheio de surpresas.

O aluno que no início do ano se apresenta tímido, inseguro, receoso de sua escolha, medroso com o desafio, chega ao final do ano transformado num jovem decidido e capaz de defender sua ideia, argumentar, demonstrar, montar gráficos, tabelas, ilustrações e, com firmeza, responder às perguntas que são formuladas.

O desafio de estar atento às determinações e regras da ABNT e à utilização correta de cada uma delas é um aprendizado que, muitas vezes, só vai ser reconhecido quando novamente for utilizado na vida acadêmica que está por vir.

No final do mês de junho, os estudantes da 3ª série apresentarão os seus trabalhos de pesquisa. Em breve divulgaremos os temas e horários.

 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000