Uma aula diferente

A Biblioteca do Colégio Espírito Santo, em parceira com a professora de História, Cristina Tonolli, e com o apoio da Coordenação de Área e Coordenação Pedagógica, possibilitou aos alunos das 2ªs séries do Ensino Médio uma aula diferente sobre o Regime Militar. No dia 08 de abril, a biblioteca recebeu os autores do livro O golpe de 64 para uma conversa sobre o período ditatorial que marcou o Brasil por vinte e um anos.

O jornalista Oscar Pilagallo e o cartunista Rafael Campos Rocha produziram um livro em formato de HQ (História em quadrinhos) de maneira a despertar o interesse dos leitores do gênero para esse momento da História nacional que completou cinquenta anos em 2014. Durante a conversa, Oscar Pilagallo fez uma retrospectiva histórica, trazendo os conflitos políticos e ideológicos que envolveram o último governo de Vargas, como precursores do Golpe. A partir daí, foi tecendo a narrativa que culminou com a tomada do poder pelos militares, apresentando as interpretações historicamente mais aceitas sobre os eventos narrados.

O cartunista Rafael Campos falou sobre a profissão, sobre como pensou e desenhou os personagens de maneira a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos que passaram a participar mais ativamente do diálogo proposto.

 

No final do encontro, os alunos puderam adquirir o livro autografado e tirar fotos com os autores. Foi um momento bastante produtivo que pode complementar os estudos sobre o período que já vem sendo trabalhado em sala pela professora de História.

 

 

Uma aula diferente

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000