Mais uma vez o Colégio Espírito Santo participou do Congresso Educar, que neste ano aconteceu sob o foco: "A Escola dos nossos sonhos – Horizontes possíveis, desafios imediatos". Junto a profissionais de excelência na educação, como José Pacheco, Thereza Penna Firme, Celso Vasconcelos, Alexandre Ventura e outros, os coordenadores e educadores foram buscar fundamentos para a prática, acompanhar as tendências e perspectivas educacionais e, sobretudo, refletir acerca do maior propósito: a formação íntegra e integral dos alunos.
Diante de tantas novidades tecnológicas, equipamentos de última geração, novidades em aplicativos e softwares de gestão, os temas centrais do Congresso foram a formação continuada dos educadores e o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula.
O grande desafio para os educadores é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia a favor da aprendizagem, que saibam selecionar e fazer uso da informação de forma efetiva e produtiva, a fim de aprimorar o seu conhecimento.
O Congresso Educar foi uma excelente oportunidade de ampliar o repertório cultural, entrar em contato com novas tendências e estudos que aprimoram a prática educativa.
Para saber mais sobre o Congresso Educar, leia o texto:
CONGRESSO EDUCAR - ENSINAR CONTEÚDOS X DESENVOLVER COMPETÊNCIAS
Tema abordado pelo Professor Júlio Furtado
Apesar da difusão das expressões desenvolvimento, competência e habilidade, colocá-las em prática, na sala de aula, é um grande desafio. Não podemos esquecer de que somos os professores que aprendemos a ser com os nossos professores ao longo da vida, quando o importante era cumprir o programa. O chamado conteudismo saiu de cena para dar lugar ao desenvolvimento das competências e habilidades. O ideal é unir as duas situações: conteúdo e o desenvolvimento de competências e habilidades.
As áreas precisam se unir. A ideia central do desenvolvimento de competências é contextualizar os conceitos trabalhados em sala de aula, de forma que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano fora da escola. O limite conceitual entre o saber fazer é tênue, o importante é saber que não se constroem competências no vazio conceitual, mas também nenhum conceito por si só faz alguém desenvolver uma competência.
Exemplo: Competência – realizar uma cirurgia
Habilidade – processos realizados para aprender a fazer cirurgia
As habilidades aplicam-se em contextos práticos e restritos e, por isso, são passiveis de treinamento, enquanto a competência é constituída, dentre outras, por várias habilidades. Uma habilidade não pertence a determinada competência, uma vez que, uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes, exemplo:
Através da habilidade posso desenvolver diferentes competências: fazer escolhas, decidir, mobilizar recursos. Para ser professor é necessário:
Desenvolver competências é ajudar os alunos a obterem recursos necessários para a solução de situações complexas. O aluno precisa de desafios, situações problemas. Articular competência, habilidade e conteúdos exige não ter medo de investir em situações diversificadas de aprendizagem ainda que seja trabalhada uma quantidade menor de conceitos durante o ano letivo.
Para avaliar competência é preciso estar atento ao aluno, qual a melhor forma dele aprender, estabelecer estratégias, e observar o processo como um todo. A competência é desenvolvida em maior ou menor grau, sendo o desempenho o seu grande indicador.
Texto escrito pela coordenadora do Ensino Médio – Maria Eunice Cardoso de Oliveira