Os alunos da segunda série do ensino médio visitaram, neste mês, o Parque Jardim Zoológico do Estado de São Paulo. A visita foi realizada em duas etapas.
No período da manhã, os alunos conheceram os bastidores do Parque. Em um primeiro momento, os monitores explicaram um pouco sobre a história e a importância do Zoológico e, em seguida, tiveram contato com um exemplar de bicho-pau. A abertura do estudo do meio foi realizada em um pequeno edifício localizado em um trecho preservado da Mata Atlântica, por esse motivo os alunos puderam caminhar em uma pequena trilha, o Caminho da Joaninha, no qual observaram espécimes de vegetais nativos desse bioma.
Dando continuidade ao estudo, os alunos visitaram o setor de alimentação e rações dos animais. Lá observaram a importância do cuidado com o preparo dos diversos tipos de carnes, vegetais, pastas e nutrientes para todos os animais existentes no Zoológico, inclusive dietas especiais. Em seguida, os monitores conduziram os alunos até a área dos biotérios, onde tiveram a oportunidade de observar grilos, baratas, ninfas, larvas, camundongos e ratos, todos animais utilizados na alimentação de outros seres mantidos no Parque. Por fim, ainda no período da manhã, os alunos visitaram cerca de 10 recintos, em que os monitores falaram sobre características e curiosidades de alguns animais, como os rinocerontes, a onça, o elefante e os jacarés.
A todo momento, os monitores tiveram o cuidado de mencionar a importância da educação e preservação ambiental. Vale ressaltar que o desenvolvimento da consciência ambiental foi um dos objetivos desse estudo. Após o almoço, os alunos tiveram a oportunidade de passear pelo parque e observar os animais que desejassem. Como trabalho de fechamento da atividade, eles devem montar um álbum, para entregar, com diversas fotos dos animais e suas características.
Além do caráter didático do estudo, por estar totalmente relacionado ao conteúdo da disciplina de Biologia, os alunos tiveram momentos de confraternização e descontração em que desenvolveram habilidades atitudinais.