Na última segunda feira, dia 23 de novembro, nós, professores, paramos para um encontro especial com os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental II. Nos propusemos a tentar entender o que aconteceu, no dia 13 de novembro de 2015, em Paris (França), e que deixou o mundo perplexo. Nossa proposta foi de chamar a atenção para o fato de que o Mundo Árabe é muito mais complexo e rico culturalmente do que conhecemos, de modo que não podemos reduzi-lo ao estigma do terrorismo.
A exposição inicial feita, pela professora de Geografia Marcia Cabreira, buscou mostrar as raízes geopolíticas dos ataques sofridos no dia 13. Falamos sobre a invasão do Iraque, nos anos 1990 e em 2003 pelos Estados Unidos, sobre o processo de saída dos norte-americanos dessa área e o vazio de poder resultante dessa ação. A guerra civil que a Síria vive atualmente foi outra questão apontada na fala da professora.
Apresentamos o contexto em que se deu a formação do Estado Islâmico, em 1999, e sua organização desde então. Discutimos as bases de sustentação econômica desse grupo terrorista e sua ligação com a geopolítica do petróleo. Um aspecto que procuramos enfatizar foi quanto à situação dos refugiados sírios que estão desesperados para saírem da guerra civil e procuram a Europa e, inclusive, o Brasil, para recomeçar suas vidas. É importante que não percamos nossa capacidade de solidariedade em nome do estigma terrorista. Essa explanação resultou em um debate acalorado entre os alunos e os professores presentes: Prof. Vera (Matemática), Prof. Bernardo (Língua Portuguesa), Prof. Nelson (Educação Física) e Prof. Ieda (Coordenação Pedagógica). O objetivo pedagógico dessa atividade foi de fornecer elementos para que os alunos pudessem refletir sobre os problemas da atualidade de modo a construir sua opinião com autonomia e responsabilidade.