Catequese familiar online

Uma das prioridades da Rede de Educação é sem dúvida alguma o cuidado com a espiritualidade e a evangelização da comunidade escolar. Tal anseio motivou a equipe missionária a continuar as atividades em plena pandemia. Evidentemente, o meio utilizado é o virtual, a partir dos recursos tecnológicos educacionais disponível a docentes e discentes.

À primeira vista, para quem acredita na força da interação pessoal para a transmissão da fé  e que o testemunho é imprescindível para a evangelização, a exemplo das antigas comunidades cristãs, algumas objeções não seriam fáceis de superar. Uma catequese online teria efeito? O que pensariam os alunos? E os pais?

De fato, a Catequese tem sua origem nas primeiras comunidades cristãs. A palavra "catequese" significa explicação oral e sistemática dos mistérios da fé. Nesses pequenos grupos, a exemplo dos primeiros cristãos, os estudantes partilham suas vidas e celebram suas crenças e aspirações em comunhão com a Igreja.

A preparação para a primeira Eucaristia tem como objetivo uma formação na fé, com impacto positivo para a vida da criança, da família e da sociedade. A catequese possibilita o amadurecimento e experiência da criança e do adolescente na fé. Além disso, há o grupo da Infância Missionária e da Perseverança com o objetivo de manter o espaço de encontro para os que já receberam os sacramentos. Os grupos são estimulados a participarem de projetos de voluntariado inclusive em outras instituições.

Logo após a interrupção das atividades presenciais, alguns alunos já entraram em contato através do Google Classroom para saber se continuaríamos as atividades missionárias e de catequese. Com efeito, após um debate na própria equipe missionária, foi decidido implantar encontros quinzenais e uma experiência de espiritualidade para os grupos. A atividade foi aberta à participação das famílias, pois a Igreja afirma que a família é o berço da fé. Os pais são os primeiros catequistas. A escola abriu, então, a possibilidade dos pais ou responsáveis participarem junto com os filhos na caminhada da Igreja em família. 

Os encontros possuem momentos dinâmicos com metodologia ativa, com partes expositivas, momentos de partilha e escuta dos alunos, trechos de vídeos, confecções artísticas, momentos de oração, dramatização, leituras bíblicas, atividades dinâmicas que movimentam o corpo e muita música!

Os comentários de gratidão, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos familiares, que assistem aos encontros e deles participam, fizeram com que a equipe alterasse a frequência e passaram a ser semanais. 

Para um educador-missionário, ver crianças e adultos com olhinhos brilhando e experimentando aquela paz de Cristo que provém de encontros com o transcendente, não há preço. Dessa forma, famílias, estudantes e educadores aprimoram sua espiritualidade.

 
Professor Marcos Melo é Doutor em História da Filosofia pela UNICAMP, Mestre em Literatura pela USP e Mestre em Teologia pela PUC-SP. No Colégio Espírito Santo contribui na equipe missionária e leciona para Fundamental e Médio.
 
 

Catequese familiar online

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000