Colégio Sagrado Coração de Jesus - A Trilha do Descobrimento

A Trilha do Descobrimento

Os jogos, possuem o caráter lúdico e divertido. Ele proporciona, ao jogador, o desenvolvimento de habilidades que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.

O jogo é social, quando estimula os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentivam na compreensão de regras e procedimentos. A área afetiva ocorre no respeito ao tempo do colega, durante uma partida, bem como no “saber ganhar e no saber perder”.

O lado cognitivo diz respeito às competências acadêmicas desenvolvidas pelo estudante, como aquelas ligadas ao raciocínio, à estratégia, à comunicação, à administração, à inteligência emocional, à liderança, à concentração, à negociação, entre outras.

A trilha do jogo permitiu que os alunos conseguissem identificar a rota feita pela esquadra de Pedro Alvares Cabral, até chegar em terras brasileiras, quando finalmente foi descoberto pelas comunidades indígenas.

 

Natália e Carla – Professoras do 4º ano

Depoimentos dos alunos:

Aluna: Luisa Lucena de Andrade (4º B)

"Com o jogo, eu aprendi o nome das cidades que os portugueses pararam durante a vigem, vi também as lendas que os europeus acreditavam, como os monstros marinhos. Achei o jogo muito interessante!" 

 

Aluna: Joana Alves Nogueira (4º A)

"Eu achei o jogo superinteressante e legal. Com ele aprendi de onde os portugueses partiram, aprendi que pararam em Cabo Verde antes, depois no Brasil e em também em Calicute. Também aprendi que era comum acontecer tempestades e a comida acabar durante as viagens.” 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550