Colégio Sagrado Coração de Jesus - Como as plantas respiram?

Como as plantas respiram?

Para responder a essa pergunta as turmas dos 2ºs anos A e B   foram ao laboratório de biologia  observarem no microscópio  as folhas e outras partes da planta. 

Juntos descobriram que para a respiração acontecer, a planta absorve oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais. A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo, diferentemente do que muitos pensam, acontece todo o tempo. 

Quando a planta absorve água em excesso, ocorre o que chamamos de transpiração. Nesse processo, o excesso de água é liberado para o ambiente na forma de gotinhas de água que se transformam em vapor. Nas horas mais quentes do dia, o vegetal fecha seus estômatos para evitar que percam muita água para o ambiente e acabem desidratando.

“Quando a criança é estimulada a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ela fica mais criativa e questionadora. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, ela vai perceber que as hipóteses que formula podem ou não ter fundamento científico.”

Professora: Flávia Simone de Oliveira

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550