Colégio Sagrado Coração de Jesus - Relato de vivência /Aula de arte

Relato de vivência /Aula de arte

“Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer”.

Picasso

 

A arte é uma “ciência” que percorre um longo caminho na história. E a escola é um importante espaço de referência para conhecer o mundo dos grandes mestres da história da Arte.

Por meio das linguagens artísticas trabalhadas nas aulas de arte, a criança desenvolve sua autoexpressão, o senso estético, a sensibilidade e a criatividade. Com as representações gráficas, cheias de significações, a criança comunica aos adultos sua visão do mundo, seus sonhos e também seus medos.

Fazer arte reúne procedimentos complexos em que a crianças sintetiza diversos elementos de sua experiência. No processo de selecionar, interpretar e reformar, ela mostra como pensa, como se sente e como vê o mundo e a si mesma. As criança representa, na criação artística, o que lhe interessa e o que ela já dominam, de acordo com seu estágios evolutivos. Uma obra de arte não é a representação de um objeto em si, mas é a representação da relação do artista com aquele determinado objeto.

[...] Quanto mais se avança na arte, mais se conhece e se demonstra autoconfiança, independência, comunicação e adaptação social. (ALBINATI, 2009, p. 4). Assim sendo, a nossa prática nas aulas de Arte é contextualizada e com processos criativos dinâmicos e diversificados, a fim de propiciar a expressão dos sentimentos e ideias, exercitando cada vez mais a criatividade e ressaltando a afetividade e a interação social da criança. Estratégias individuais são desenvolvidas para produzir textos não verbais de grande expressividade.

Como professora e orientadora no processo criativo, procuro sempre rever ou reconstruir conceitos estéticos, estimulando leituras poéticas e artísticas do mundo, despertando assim mais emoção e esperança para o lado bom da vida.

 

Professora – Ione de Araújo Botelho – Arte-educadora – Fundamental 1

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550