Colégio Sagrado Coração de Jesus - HISTÓRIA TAMBÉM É FEITA COM ARTE

HISTÓRIA TAMBÉM É FEITA COM ARTE

NO SAGRADO, HISTÓRIA TAMBÉM É FEITA COM ARTE

 

Já não é de hoje que o ensino/aprendizagem da História vem mudando, e para melhor. Atividades comuns há alguns anos, como a ‘decoreba’ de datas irrelevantes ou de nomes de governantes, os questionários sem propósito, as aulas meramente expositivas ou a submissão a linhas ideológicas tidas como inquestionáveis são situações ultrapassadas.

O objetivo agora é levar o aluno a refletir sobre os processos históricos, buscando a compreensão dos diversos elementos a eles relacionados, questionando seu significado, a participação de grupos sociais e seus objetivos e resultados. Além disso, a História livrou-se, finalmente, das fontes apenas oficiais, recorrendo a elementos os mais diversos, como a iconografia e a oralidade, na construção de seus relatos.

No Sagrado, onde um dos principais cuidados institucionais é valer-se do que existe de mais novo em termos pedagógicos, tecnológicos e filosóficos no sentido de valorizar a aprendizagem de seus alunos, também a História busca situações alternativas e enriquecedoras.

Um exemplo disso foi a atividade interdisciplinar desenvolvida junto à 1ª série do Ensino Médio para a fixação do conteúdo relativo à formação dos Estados Nacionais Modernos.

Valendo-se de técnicas de expressão variadas, como colagem e desenho, os alunos, no Laboratório de Artes, construíram uma história em quadrinhos sobre o assunto. Trabalhando em grupos, foi possível estimular a criatividade de todos bem como valorizar aqueles cuja habilidade artística é mais acentuada. E, claro, assegurando o conteúdo histórico.

Vai ser difícil esquecer o assunto depois dessa criação coletiva.

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550