Colégio Sagrado Coração de Jesus - Manifesto 2000 – Preservar a vida e o planeta

Manifesto 2000 – Preservar a vida e o planeta

Visando à formação integral dos alunos, o Colégio Sagrado Coração de Jesus propõe ações, cujos objetivos são despertar o sentimento de cidadania e pertencimento à nação. Uma dessas ações é o momento cívico semanal. Além disso, mensalmente, orientada pelos professores padrinhos, cada turma prepara uma apresentação de forma criativa, na qual sugere ações e intervenções de paz, solidariedade e respeito ao outro e ao espaço em que vivemos.

Nesse sentido, instruídos pelos professores Bruno, de História, Rodrigo, de Educação Física e Solange, de Língua Inglesa, os alunos do 6º ano B planejaram uma reflexão sobre o Manifesto 2000 – Preservar a vida e o planeta e o tema transversal da escola neste ano.

O manifesto foi analisado e seus pontos principais foram reescritos pelos educadores, para que a linguagem do documento ficasse bem próxima à realidade dos alunos.

Depois de definidos os seis pontos principais e divididos os grupos, foi a hora de os alunos colocarem as “mãos na massa”. Cada grupo ficou responsável por elaborar um cartaz para se manifestar durante a apresentação e relatar de que forma poderiam colocar em prática as ações para melhorar o futuro. O manifesto foi apresentado em inglês.

A reflexão ocorreu com base nos seguintes compromissos:

1. respeitar todas as pessoas, sejam elas semelhantes ou diferentes de mim;

2. ser contra as brigas, os xingamentos e contra todas as formas de ofensas entre as pessoas;

3. não querer as coisas só para mim. Eu quero convidar outras crianças para brincar com os meus brinquedos. Conversar com todos os colegas, não deixando que ninguém se sinta sozinho ou excluído pelo grupo;

4. defender a liberdade de todo mundo falar o que pensa e de cada um ser do seu jeito, sem prejudicar os outros. Quero ouvir com atenção quando os outros estão falando e não somente eu ficar falando todo o tempo;

5. cuidar com carinho dos lugares que são de todos, como a sala de aula, o pátio da escola, as praças da cidade, os jardins e toda a natureza;

6. ajudar a melhorar o mundo para que todos nós tenhamos o mesmo direito de comer, brincar, ter saúde, ter casa para morar, poder ir à escola e sermos todos felizes.

Após a apresentação, cantamos a música Paz, do compositor e cantor Gabriel, o pensador.

Esperamos que todos os alunos presentes tenham aproveitado esse momento de aprendizagem para compartilhar com os familiares, colegas e amigos suas reflexões, ao adotar uma postura mais madura e solidária em relação à vida.

Professor Bruno Reis – História.

 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550