Ensinando Justiça Restaurativa na Argentina

Dando continuidade ao trabalho de formação em Práticas de Justiça Restaurativa, as Irmãs Petronella Boonen (Nelly) e Martina Garcia deram curso para professores de um colégio em Mendonza, na Argentina, de 1º a 10 de outubro.

As Irmãs Nelly e Martina, ambas da Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo, são especializadas em Justiça Restaurativa e dão cursos em diversas regiões do Brasil e também no exterior. Em Mendonza, o curso foi programado pelo Colégio Nossa Senhora da Consolata, situado num bairro de periferia, onde se concentra uma população de migrantes.

Segundo Ir. Nelly, o trabalho foi intenso. Foi uma semana de formação em Práticas de Justiça Restaurativa para 30 pedagogos da equipe escolar que há cinco anos vem implementando a “Pedagogia do Cuidado”, contribuindo assim para animar e reforçar o que o colégio já vem desenvolvendo.

Além da formação para os professores, as missionárias Nelly e Martina realizaram dois dias de “Degustación”, em relação às possibilidades de Justiça Restaurativa para um público de 60 pessoas, procedentes de várias instituições educacionais da própria cidade e de outras, do sistema penitenciário e da Igreja Católica de Mendoza.

Nos últimos dois dias, o colégio organizou um congresso no qual Ir. Nelly fez exposições sobre Justiça Restaurativa e Ir. Martina sobre sua experiência com pessoas privadas de liberdade. O colégio apresentou ainda suas experiências na Pedagogia do Cuidado de maneira dinâmica e didática.

Uma das pedagogas que fez a formação escreveu em sua avaliação: “o novo paradigma da justiça restaurativa me devolve o otimismo. Um mundo melhor é possível se eu também trabalho para ele. Verdadeiramente estou convencida que a proposta é aplicável a todos os ambientes, na família, na escola e na vida. Sinto-me muito feliz por tantas experiências partilhadas e por ter perdido o medo que a justiça restaurativa seria apenas uma utopia. Se no dia a dia já estávamos fazendo esboços, agora temos muito mais ferramentas e confiança nas possibilidades”.

Conhecer a cidade de Mendoza foi também uma experiência impactante para as irmãs Nelly e Martina. Terra semidesértica, mas fértil graças à água que desce da cordilheira e aos canais que antes mesmo da colonização foram abertos pelos povos originários e que hoje irrigam toda a região. Assim, lá se encontram muito verde e grande extensão de cultivo como vinhas, oliveiras e frutas variadas.

Situada próxima ao Chile, com quem partilha características comuns, Mendoza enfrenta a ameaça de frequentes tremores de terra, desenvolvendo procedimentos e criando infraestrutura para dar suporte à população em tais ocasiões.  

 

 

Fotos da missão

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229