Declaração de Compromisso

Nosso cuidado com a Casa Comum

Atendendo ao chamado da Trindade para promover a vida e urgente desafio que a realidade do Ecossistema nos apresenta, retratada na Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, bem como nas Direções do XIV Capítulo Geral, assumimos como Província o compromisso de crescermos na vivência da Ecologia Integral, protegendo nossa casa comum, renovando o diálogo com a sociedade e criando comunhão com a criação.

Os eixos fundamentais que atravessam a Encíclica, tais como: “a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma das formas de poder que derivam da tecnologia, o sentido humano da ecologia, a cultura do descarte e a proposta do novo estilo de vida” devem permear nossa vida em missão. Neste sentido, nós nos comprometemos a:


1. Crescer na consciência de que “somos um – tudo está interligado” e que a aceleração das mudanças na humanidade e no planeta está levando à destruição da nossa casa comum e sua biodiversidade, gerando consequências que atingem, sobretudo, a maioria pobre.

2. Mudar o estilo de vida fundamentando-nos na ética evangélica:

a. Cultivar um estilo de vida sustentável, em profunda conexão com a natureza, equilibrando trabalho, descanso e alimentação saudável.
b. Criar novos hábitos de consumo (reduzir, reutilizar e reciclar);
c. Usar conscientemente os recursos da natureza (água, luz, energia limpa);
d. Utilizar os meios de comunicação e a tecnologia em favor da vida;
e. Dinamizar a partilha de experiência comunitária de conversão ecológica, decorrente de convicção e não de obrigação.
f. Tomar consciência da finitude da vida, propiciando um diálogo que resgate a dignidade da morte e leve à plenitude da vida.

3. Cultivar uma Espiritualidade do Cuidado, gerando entre nós atitudes de comunhão, gratidão, respeito, simplicidade, compaixão e solidariedade. Reconhecer a presença do Sagrado em toda a criação, conscientes de que somos seres em relação.

4. Incentivar a reflexão e engajamento sobre a Ecologia Integral com as pessoas com as quais nos relacionamos nos diversos serviços missionários. 

5. Participar e fortalecer os movimentos que lutam pela integridade da criação, desenvolvendo parcerias e criando redes em defesa do bem comum.

Os compromissos expressos acima serão traduzidos em um plano de ação, de acordo com a realidade de cada uma das nossas comunidades, instituições, grupos e locais onde atuamos, de tal forma que possam ser periodicamente avaliados quanto a sua implementação e resultados obtidos. 

Convento Santíssima Trindade, 22 de novembro de 2015.

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229