Tribo de turmas

Em 1943, foi instituído decreto-lei pelo então presidente Getúlio Vargas, que finalmente estabeleceu a data comemorativa do dia 19 de abril como "Dia do Índio". O responsável por convencê-lo foi o general Marechal Rondon - que tinha ascendência indígena, como muitos brasileiros. Tal data remete a um protesto dos povos indígenas década de 1940, quando um congresso, organizado no México, se propôs a debater medidas para proteger os índios no território. O "Congresso Indigenista Interamericano", realizado em Patzcuaro, como já mencionado, no México, aconteceu entre os dias 14 e 24 de abril de 1940. Mas os representantes indígenas haviam se negado a participar do evento, achando que não teriam o direito de ser ativos nas reuniões. Os índios, então, fizeram um boicote nos primeiros dias, mas, justamente no dia 19 de abril, decidiram aparecer no congresso para tomar parte nas discussões.
Aproveitando a data e ampliando a gama de conhecimentos culturais dos alunos, para adentrarmos na musicalidade indígena, foi necessário conhecer um pouco de sua cultura e dos rituais nela contidos. Com a mediação da professora de música, nos envolvemos para desenvolver a empatia cultural, buscando reconhecer e detalhar como estes povos entendiam a música, e como a mesma se fazia presente no dia a dia das tribos. E, para que a empatia pudesse ser verdadeiramente sentida, nos transformamos em quatro tribos, onde cada turma do 4° ano e do 5° ano pôde vivenciar a experiência musical através de um ritual de união tribal. O pau de chuva confeccionado simboliza o amuleto deste ritual, sendo parte essencial do mesmo, pois, durante todo o processo de confecção, a união entre os alunos teve de se fazer presente, para que o instrumento pudesse representar a cada integrante da turma/tribo.
 

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