Visita às obras: "Quatro Estações" e "Cavalos" de Cândido Portinari

Cândido Portinari foi um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Retratou com grande emoção a cultura, a infância, as mazelas e as questões sociais do Brasil, contribuindo para que a cultura brasileira fosse reconhecida em âmbito internacional. Para homenagear a extensa produção do artista, os alunos do 6º ano do ensino fundamental II fizeram uma visita ao painel “Quatro Estações” e aos mosaicos “Cavalos”. Juiz de Fora é a única cidade brasileira a contar com dois painéis a céu aberto de artista.

“Quatro Estações” é uma obra de arte de exatamente 4,48m de altura por 7,95m de largura, localizada no coração de Juiz de Fora, na esquina da Rua Halfeld com a Avenida Barão do Rio Branco.

O painel, datado de 1956, foi instalado na fachada do Edifício Clube de Juiz de Fora, outro marco do modernismo na cidade.

“Quatro Estações” soma-se a outros 11 painéis em azulejo, formando um dos acervos a céu aberto mais impressionantes do país. Os outros painéis estão localizados no próprio estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e um na França. As formas abstratas e curvilíneas passam a ideia de movimento. O azul e o branco brincam com a ideia de positivo e negativo (figura e fundo), fazendo com que nossos olhos corram por todo o painel.

 

Fotos

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700