1ª Semana de Humanidades

Urbi et Orbi

1. locução advérbio 

2. à cidade e ao mundo; a todo o universo.

Nada existe fora do tempo e do espaço. Ambos são o ponto de partida para a compreensão de tudo que existe e acontece no mundo. Pela perspectiva da história, conseguimos entender o funcionamento da vida humana através do tempo, observando as causas e consequências dos fatos passados, dialogando com os acontecimentos do presente. Pela ótica da Geografia podemos entender como o ambiente em sua diversidade é capaz de interagir e moldar padrões de comportamentos em função das possibilidades existenciais que este oferece.

Os mundos e as sociedades isoladas, que viviam sem manter relações com o restante da humanidade, cederam lugar ao espaço global da sociedade moderna. Na atualidade, não existe nenhum país que não se relacione com os demais através de interações mercantis, tecnológicas, artísticas, culturais, etc.

Não vivemos mais em aldeias. Hoje, a tecnologia numa velocidade cada vez maior, coloca comunidades distantes em conexão instantânea com fatos e acontecimentos. Com isso, o tempo histórico e o espaço geográfico explodem dando à humanidade uma interatividade sem precedentes. Em nosso cotidiano, um fato “urbi”, rapidamente gera reação no “orbi” e a reação em cadeia dos acontecimentos é quase simultânea. As cidades que constroem soluções, também espelham essas soluções para o mundo. Da mesma forma, os problemas por elas criado, também se tornam pertencentes a esse mesmo mundo.

Nesse nosso espectro de realidade, somos ao mesmo tempo causa e consequência de tudo que criamos. Entendendo dessa forma, a 1ª Semana de Humanidades do Colégio Stella Matutina através das reflexões, palestras, trabalhos de campo, exposições, conferências e minicursos pretende proporcionar aos alunos novas formas de entender e  perceber a vida  para atuar de maneira diferente no mundo, se tornando membro de uma coletividade local e global dentro da mesma ética de humanidade.

 

 

 

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700